Chesf aumenta vazão em Xingó para viabilizar procissão fluvial de Bom Jesus em Penedo
Com isso, o ponto alto da maior festa religiosa de Alagoas, a procissão fluvial em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo , está assegurado.

A celebração que é realizada no rio São Francisco, a cada segundo domingo do mês de janeiro, está garantida com a liberação de mais água, a partir da Usina Hidrelétrica de Xingó. A solicitação para o aumento da vazão do Velho Chico partiu da Prefeitura de Penedo e foi encaminhada à Chesf por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).
Em carta circular emitida nessa terça-feira (03), a Chesf informa que a vazão na UHE de Xingó será de 1.500 m³/seg entre os dias 05 e 07 de janeiro.
A operação especial que começa na quinta-feira será mantida até a véspera da procissão fluvial dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes, que reúne milhares de devotos e romeiros em Penedo, celebração que completa 139 anos em 2023.
A Chesf informa ainda que o aumento da vazão para o Baixo São Francisco também visa garantir o desencalhe de uma balsa no povoado Niterói, situado no município sergipano de Porto da Folha, próximo a Pão de Açúcar, no Estado de Alagoas.
Confira na imagem abaixo a carta circular emitida pela Chesf
Carta Circular SOO 001 2023 – Operação Especial – Procissão Fluvial Alusiva ao Bom Jesus dos Navegantes em Penedo AL e Desencalhe de balsa em Niterói SE
Últimas notícias

Trump critica Irã e diz que 'todos devem sair de Teerã imediatamente'

Leonardo Dias discute segurança do São João Massayó e revitalização do Jaraguá em reunião com a Guarda Municipal

Rafael Brito destina cerca de R$ 55 milhões para saúde de Alagoas

Prefeita Ceci lança novo episódio do quadro Por Todas Nós e dá voz às vítimas de violência psicológica

Padre envolvido em suposta tentativa de estupro é afastado pela Diocese de Penedo

Alfredo Gaspar denuncia omissão do governo Lula e compara violência no Brasil a cenário de guerra
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
