Chesf aumenta vazão em Xingó para viabilizar procissão fluvial de Bom Jesus em Penedo
Com isso, o ponto alto da maior festa religiosa de Alagoas, a procissão fluvial em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo , está assegurado.
A celebração que é realizada no rio São Francisco, a cada segundo domingo do mês de janeiro, está garantida com a liberação de mais água, a partir da Usina Hidrelétrica de Xingó. A solicitação para o aumento da vazão do Velho Chico partiu da Prefeitura de Penedo e foi encaminhada à Chesf por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).
Em carta circular emitida nessa terça-feira (03), a Chesf informa que a vazão na UHE de Xingó será de 1.500 m³/seg entre os dias 05 e 07 de janeiro.
A operação especial que começa na quinta-feira será mantida até a véspera da procissão fluvial dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes, que reúne milhares de devotos e romeiros em Penedo, celebração que completa 139 anos em 2023.
A Chesf informa ainda que o aumento da vazão para o Baixo São Francisco também visa garantir o desencalhe de uma balsa no povoado Niterói, situado no município sergipano de Porto da Folha, próximo a Pão de Açúcar, no Estado de Alagoas.
Confira na imagem abaixo a carta circular emitida pela Chesf
Carta Circular SOO 001 2023 – Operação Especial – Procissão Fluvial Alusiva ao Bom Jesus dos Navegantes em Penedo AL e Desencalhe de balsa em Niterói SE