Baixo São Francisco

Chesf aumenta vazão em Xingó para viabilizar procissão fluvial de Bom Jesus em Penedo

Com isso, o ponto alto da maior festa religiosa de Alagoas, a procissão fluvial em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo , está assegurado.

Por 7Segundos com Assessoria/Secom PMP 04/01/2023 16h04
Chesf aumenta vazão em Xingó para viabilizar procissão fluvial de Bom Jesus em Penedo
Procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes percorre as águas do Velho Chico, em Penedo - Foto: Assessoria/Secom PMP

A celebração que é realizada no rio São Francisco, a cada segundo domingo do mês de janeiro, está garantida com a liberação de mais água, a partir da Usina Hidrelétrica de Xingó. A solicitação para  o aumento da vazão do Velho Chico partiu da Prefeitura de Penedo e foi encaminhada à Chesf por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

Em carta circular emitida nessa terça-feira (03), a Chesf informa que a vazão na UHE de Xingó será de 1.500 m³/seg entre os dias 05 e 07 de janeiro.

A operação especial que começa na quinta-feira será mantida até a véspera da procissão fluvial dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes, que reúne milhares de devotos e romeiros em Penedo, celebração que completa 139 anos em 2023.

A Chesf informa ainda que o aumento da vazão para o Baixo São Francisco também visa garantir o desencalhe de uma balsa no povoado Niterói, situado no município sergipano de Porto da Folha, próximo a Pão de Açúcar, no Estado de Alagoas.

Confira na imagem abaixo a carta circular emitida pela Chesf

Carta Circular SOO 001 2023 – Operação Especial – Procissão Fluvial Alusiva ao Bom Jesus dos Navegantes em Penedo AL e Desencalhe de balsa em Niterói SE