Após instalação de motobomba, abastecimento de Arapiraca e outras cidades segue em regularização
Agreste Saneamento, responsável pela operação, instalou novo equipamento na captação, em São Brás, e recuperou capacidade produtiva do sistema
O abastecimento de água em Arapiraca e outras cidades da região Agreste segue em fase de regularização gradativa nesta semana. Isso porque a captação do Sistema Coletivo, que fica no Rio São Francisco em São Brás, recebeu, na última sexta-feira (10), um novo conjunto motobomba e, assim, recuperou 100% da capacidade produtiva.
A captação estava operando com apenas um equipamento desde o dia 27 de fevereiro, quando dois conjuntos motobombas (um titular e um reserva) apresentaram defeito e foram retirados para manutenção em uma empresa especializada em Recife/PE. Desse modo, o sistema ficou operando com a capacidade de apenas 50% do normal.
Agora, após a instalação de um equipamento novo adquirido pela empresa Agreste Saneamento, responsável pela operação do sistema e repasse da água para a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a produção de água voltou ao patamar normal de 100%.
No entanto, segundo a Casal, que é responsável pela distribuição na maioria das cidades atendidas pelo Sistema Coletivo do Agreste, a recuperação do abastecimento é gradativa, em razão da necessidade de pressurização da rede.
Além de Arapiraca, recebem água desse sistema: Olho D’água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia. Craíbas e Igaci, que recebem água do Sistema Adutor do Agreste, também são beneficiadas, visto que recebem complemento de abastecimento do Sistema Coletivo do Agreste, que recuperou a capacidade produtiva.
Segundo a empresa Agreste Saneamento, as queimas dos dois motores foram provocadas por mexilhões dourados, que são sugados do rio e entram nos compartimentos internos dos equipamentos, causando o travamento do eixo da bomba. Esta espécie é exótica à fauna local, considerada uma praga na sua forma de proliferação e foi detectada recentemente nas unidades.
Últimas notícias
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Carro faz retorno proibido e colide com viatura da Polícia Militar em Rio Largo
Prefeitura de Maceió instala lixeiras subterrâneas no conjunto Graciliano Ramos
Casal é preso em flagrante por estupro contra a filha de 2 anos em Tanque D'Arca
Filha faz apelo para mãe que sofreu princípio de infarto fazer angioplastia em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
