Geral

Com ‘pneumonia leve’, Lula adia viagem à China para domingo

O presidente realizou exames em um hospital de Brasília na noite desta quinta-feira Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/com-pneumonia-leve-lula-adia-viagem-a-china-para-domingo/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Por CNN 24/03/2023 08h08 - Atualizado em 24/03/2023 09h09
Com ‘pneumonia leve’, Lula adia viagem à China para domingo
Lula adia viagem à China por por ser diagnosticado com pneumonia - Foto: Agência Brasil

O presidente Lula foi diagnosticado com uma “pneumonia leve” e, por conta disso, vai adiar o início da sua viagem à China para este domingo, informou há pouco o Palácio do Planalto. Inicialmente, a comitiva embarcaria rumo ao país asiático neste sábado.

Segundo a Presidência, ele está no Palácio da Alvorada, em Brasília, após realizar exames no Hospital Sírio Libanês, também na capital federal, na noite desta quinta.

Também estava previsto na agenda do presidente, uma  reunião com os líderes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, para discutir a instauração das comissões mistas -  da qual participam senadores e deputados – para votar medidas provisórias no Congresso.

Por conta da internação, o presidente Lula não vai participar presencialmente da reunião. 

Pode ser que ele participe de forma virtual desta reunião. 

Clima tenso 

O clima entre as duas Casas foi tensionado desde que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) propôs o retorno das comissões mistas para a análise de medidas provisórias antes de seguirem à votação nos plenários, no início de fevereiro. Durante a pandemia da Covid-19, as comissões mistas foram suspensas e as MPs vão à análise diretamente ao plenário da Câmara dos Deputados.

A Câmara não aceita essa proposta, segundo Lira, pois uma comissão com 12 senadores e 12 deputados deixaria a Câmara subrepresentada, por ser maior.