[Vídeo] Ex-jogador Cal ensina o que aprendeu nos gramados para garotos em escolinha de Arapiraca
Aos 36 anos de idade, Cal se dedica a transmitir os ensinamentos que obteve nos quase 20 anos de carreira
Foram quase 20 anos vestindo a camisa 5 do ASA de Arapiraca e de outros clubes alagoanos e do Nordeste. Estamos falando de José Carlos de Magalhães Paulino, o Cal, 36 anos de idade, ex-jogador do ASA de Arapiraca.
Cal era daqueles volantes combativos, marcadores implacáveis, mas tudo isso sem fazer uso da violência contra os adversários.
Dono de um bom passe, fundamento essencial para o futebol, Cal ainda poderia estar atuando nos gramados, caso ele assim quisesse, mas os planos de Cal tornaram-se outros.
Há cerca de dois anos ele passou a se dedicar a ensinar o que aprendeu nos gramados. Cal abriu a Escolinha de Futebol Cal5, e virou professor. A escolinha funciona no campo do Vaninho, na comunidade Barriguda, em Arapiraca.
As aulas são realizadas às segundas e quintas-feiras das 08h00 às 10h00 da manhã e das 15h30 às 17h00. Os alunos são crianças e adolescentes dos 7 aos 14 anos de idade. Às segundas e sextas-feiras à noite, das 19h00 às 20h30, Cal também ensina os marmanjos a jogar futebol ou aperfeiçoar a técnica. Durante esses dias os alunos são os adultos.
Voltando ao trabalho com as crianças, o objetivo é ensinar a elas os fundamentos básicos do esporte mais popular do Brasil, como o chute, o domínio de bola, o passe, a marcação.
Cal durante as aulas em sua escolinha. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
Atualmente, Cal tem mais de 80 alunos matriculados. Ele conta como apoio de outros três professores que o auxiliam no dia a dia com os garotos.
Cal começou a carreira em 2003 com o querido professor Zezinho, revelador de jovens talentos em Arapiraca. Agora, como professor, Cal afirma que o objetivo da sua escolinha vai além de formar bons jogadores. Em 2020 Cal fez um curso de monitor e instrutor técnico esportivo.
"Nós queremos aqui é orientar esses meninos a seguirem o caminho do bem, a serem pessoas de caráter, bons filhos, e caso alguns deles sigam a carreira, isso vai ser consequência do nosso trabalho", explicou Cal.
Cal fazia parte do elenco do ASA num dos momentos mais importantes da história do clube: o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Campeão da Série C em 2009, sob o comando do técnico Vica, Cal garantiu a posição de titular no time nos anos seguintes de Série B.
"Aprendi a ter obediência tática com o professor Vica e isso foi fundamental para minha carreira", disse o ex-jogador.
Para mais informações sobre a Escolinha de Futebol Cal5, é só ligar para o número (82) 9 9602-9594.
Assista ao vídeo abaixo e conheça melhor a rotina do professor Cal e seus alunos:
Últimas notícias
Leo Pereira: antes e depois chama atenção após vitória do Flamengo
Grazi Massafera surpreende ao pedir 'filho' a Murilo Benício: entenda
Kim Kardashian descobre que está com atividade cerebral reduzida
Influencer gringa denuncia brasileiros por plágio: 'Palavra por palavra'
Veículo cai em ribanceira localizada na Avenida Marília, em Maceió; imagens impressionam
Homem morre após invadir jaula de leões em parque zoobotânico de João Pessoa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
