PRF resgata pássaros silvestres e responsável é autuado por crime ambiental na Bahia
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local
Em mais uma ação de combate aos crimes ambientais, policiais rodoviários federais resgataram quatro pássaros silvestres na tarde desta terça-feira (28), no Km 830 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia.
Durante fiscalização de enfrentamento à criminalidade, a equipe da PRF abordou um ônibus de viagem que seguia sentido a Alagoas, e encontrou as aves aprisionadas e escondidas dentro de sacolas. Os animais, da espécie pássaro-preto e trinca-ferro, estavam confinados em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados.
O responsável pelos animais foi identificado e não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais. Ele informou que havia pego as aves no estado de Minas Gerais e que estava levando para criação na zona rural de Alagoas.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o passageiro, de 35 anos, responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos à natureza.
A PRF alerta que as denúncias de crimes ambientais podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. Ações como esta reforçam o compromisso da PRF com a proteção do meio ambiente e da fauna brasileira.