Arapiraca

[Vídeo] Atletas arapiraquenses de Taekwondo treinam forte visando Copa Nordeste

Competição será realizada no Maranhão entre os dias 14 e 16 de abril

Por 7Segundos 04/04/2023 09h09 - Atualizado em 20/04/2023 17h05
[Vídeo] Atletas arapiraquenses de Taekwondo treinam forte visando Copa Nordeste
Atletas de Taekwondo durante treinamento - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O Taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que utiliza as mãos, os braços e os pés. Nasceu como uma técnica de combate voltada para a defesa pessoal e com o passar do tempo, acabou se espalhando pelo mundo, sendo reconhecida como esporte olímpico. 

Em Arapiraca, o Taekwondo tem praticantes sim, e, diga-se de passagem, atletas de ponta, a exemplo do Diego Nascimento, 23 anos, faixa preta, e do Eduardo Conrado, 16 anos, faixa vermelha. Ambos se preparam para disputar entre os dias 14 e 16 de abril, a Copa Norte Nordeste de Taekwondo, que será realizada no Ginásio Costa Rodrigues, bairro Cidade Operária, em São Luiz, capital do estado do Maranhão.

Diego e Eduardo treinam na academia Acquativ, em Arapiraca, junto com outros jovens, adolescentes e crianças que se dedicam ao aprendizado da arte marcial.

O professor e faixa preta de Taekwondo Uzie Barbosa, técnico da equipe, ressalta a importância da competição, que conta pontos para o ranking nacional deste esporte.

"Trata-se de uma competição de nível regional, muito difícil e muito importante porque lá estarão os melhores atletas da região e á uma oportunidade dos nossos atletas avançarem na pontuação do ranking nacional", disse Uzie Barbosa.

Técnico e professor Uzie Barbosa observa atletas em treino. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Chance de medalhas

Diego Nascimento, faixa preta e um dos atletas arapiraquenses que irão participar da Copa Nordeste, foi bronze na Copa do Brasil de Taekwondo, em 2022. Ele é um dos destaques da delegação e esperança de medalhas também. Diego pratica o Taekwondo desde os 12 anos de idade e já conquistou também outros pódios em competições de nível regional e estadual. O objetivo dele é chegar à Seleção Brasileira.

Currículo de medalhas do Diego Nascimento:

- 2x Ouro Campeonato Alagoano 2017 e 2022
- 1x Bronze Campeonato Alagoano 2018
- 2x Ouro Campeonato Black Belt Foundation 2016 e 2023
- 1x Prata Black Belt Foundation 2017
- 1x Bronze Copa do Brasil 2022

"Estamos treinando com muita vontade e confiança em bons resultados, mas  não vai ser fácil porque o nível dos competidores é muito alto", disse Diego.

Eduardo (esq.) e Diego (dir.) treinam juntos visando Copa NE. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Já o atleta Eduardo Conrado, apesar de bastante jovem, apenas 16 anos, também já coleciona algumas medalhas em competições também de nível estadual, regional e nacional e é uma das promessas deste esporte em Arapiraca. Ouro na Copa do Brasil de Taekwondo em 2022, ele também já foi medalha de prata no campeonato alagoano e duas vezes ouro no campeonato Black Belt Foundation, de nível regional.

Currículo de medalhas do Eduardo Conrado:

- 1x Prata Campeonato Alagoano
- 2x Ouro Campeonato Black Belt Foundation 
- 1x Ouro Copa do Brasil

Eduardo conta que começou a se interessar pelo Taekwondo quase que por acaso, quando ele, ainda criança, acompanhava a sua mãe em uma academia de ginástica.

"Eu ia só para passar o tempo e vi uma turma treinando Taekwondo. Eu pedi para me matricular e aos poucos, foi tomando gosto pelo esporte. Aos 10 eu já estava competindo", contou Eduardo.

Além de Diego e Eduardo, completam delegação arapiraquense o técnico Uzie Barbosa, que vai participar de um curso técnico que será realizado durante o evento, e o paratleta Jhonatan Andrade, 29 anos, que vai participar da Copa Nordeste de Parataekwondo, também um dos destaques do esporte na cidade.

Antes de enfrentar os adversários no tatame, a delegação já trava uma outra luta: conseguir apoio financeiro para a viagem até ao Maranhão.

"Estamos em busca de apoio para custear a nossa viagem até lá, a estadia a gente até consegue bancar, mas as passagens é que são mais difíceis, então eu faço aqui um apelo às empresas que puderem colaborar que entrem em contato conosco, o poder público também, nós temos atletas de ponta que já representam muito bom a nossa cidade e precisam deste apoio", destacou o técnico Uzie Barbosa.

Quem puder colaborar, pode entrar e contato com o técnico Uzei Barbosa através do perfil @taekwondoarapiraca ou pelo telefone (82) 9 9827-0021.

Assista no vídeo abaixo a preparação da delegação arapiraquense para a Copa Nordeste de Taekwondo no estado do Maranhão: