Saúde

Após inauguração, Central de Regulação de Medicamentos atende em um só dia 350 usuários em Arapiraca

Ceaf ampliou de 43 para 93 o número de especialidades médicas no repasse de medicamentos de alto custo

Por 7Segundos com Assessoria 04/04/2023 16h04
Após inauguração, Central de Regulação de Medicamentos atende em um só dia 350 usuários em Arapiraca
A grande movimentação de usuários é resultado das novas instalações, estrutura moderna e em local acessível e seguro - Foto: Assessoria

Inaugurado nesta segunda-feira (3), pelo prefeito Luciano Barbosa, o prédio do Componente Especializado em Assistência Farmacêutica (Ceaf) recebeu nesta terça-feira (4) cerca de 350 usuários para a retirada de medicamentos, realização de cadastro e esclarecimento de dúvidas.

A grande movimentação de usuários é resultado das novas instalações, estrutura moderna e em local acessível e seguro para a população de Arapiraca e mais 16 cidades da região.

As novas instalações do Ceaf de Arapiraca contam com sistema totalmente informatizado, ambiente climatizado e equipe capacitada, formada por 17 profissionais e servidores, incluindo farmacêuticos, enfermeiros, enfermeiras, biomédico e equipe do setor administrativo.

Segundo revela a diretora da unidade, Yolanda Cupertino, pela manhã foram atendidas 170 pessoas e entregues mais 130 fichas para atendimento no período da tarde. A previsão é de que, até o final do expediente, nesta terça-feira (4), sejam atendidos 350 usuários.

Nos últimos anos, o número de usuários subiu de 5 mil para 12 mil pessoas atendidas. Ainda de acordo com a diretora, o Ceaf ampliou de 43 para 93 o número de especialidades médicas no repasse de medicamentos de alto custo a quem mais precisa.

Atualmente, o Componente Especializado em Assistência Farmacêutica disponibiliza 174 tipos de medicamentos. A unidade atende de segunda a sexta-feira na Rua Elói Correia de Macedo, no bairro Cavaco, nas proximidades da Rua Expedicionários Brasileiros.

“Fico feliz em poder, como prefeito, ajudar as pessoas que precisam e não teriam como comprar sua medicação. Tem remédio que uma única dose custa três mil reais. Seria impossível essa pessoa ter acesso à saúde sem essa central de medicamentos”, destacou o prefeito Luciano Barbosa, parabenizando o compromisso e dedicação da equipe do Ceaf e da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca.