Arapiraca

Vereador Léo Saturnino ressalta importância de capacitar professores sobre transtornos de desenvolvimento

O parlamentar sugere que os professores sejam capacitados por psicólogos

Por 7Segundos com Assessoria 13/04/2023 13h01
Vereador Léo Saturnino ressalta importância de capacitar professores sobre transtornos de desenvolvimento
Vereador Léo Saturnino e prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

O vereador Léo Saturnino oficializou, nessa segunda-feira (10), um pedido no gabinete do Prefeito Luciano Barbosa e na Secretaria de Educação e Esporte de Arapiraca no qual solicita que os professores do município sejam capacitados sobre os transtornos de desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o Transtorno Opositor Desafiador (TOD), entre outros. 

Um dado de setembro de 2022 da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), por exemplo, aponta que o número de casos de TDAH variam entre 5% e 8% a nível mundial. Estima-se que 70% das crianças com o transtorno apresentam outra comorbidade e pelo menos 10% apresentam três ou mais comorbidades.

“Como informação é o primeiro passo de qualquer tratamento, é primordial que os professores saibam identificar as limitações de cada criança e possam desenvolver um plano de aula que inclua esse aluno”, destacou o parlamentar. 

Léo Saturnino sugere que os professores sejam capacitados por psicólogos e juntos possam traçar atividades individualizadas, estimulando e acolhendo a criança com transtorno, tornando assim o processo de aprendizagem mais fácil para todos: alunos, pais e escola.