Educação

Polícia Militar orienta servidores da Semed Penedo sobre segurança nas escolas

Vigilantes, monitores e motoristas da Semed participaram da capacitação que teve palestra ministrada pelo Tenente-Coronel Wagner Coutinho, comandante do 11º BPM

Por 7Segundos 17/04/2023 10h10
Polícia Militar orienta servidores da Semed Penedo sobre segurança nas escolas
PM orienta servidores da Semed Penedo sobre segurança nas escolas - Foto: Deywisson Duarte/Ascom Penedo

A Prefeitura de Penedo e o 11º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas trabalham em parceria para assegurar tranquilidade no ambiente escolar, orientando servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre medidas preventivas de segurança.

Reunidos no auditório Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na manhã de sábado, 15, vigilantes, monitores e motoristas da Semed participaram da capacitação que teve palestra ministrada pelo Tenente-Coronel Wagner Coutinho, comandante do 11º BPM.

“Esse encontro com os servidores da Educação é fundamental para que a gente possa criar uma política de segurança com maior eficiência nas escolas de Penedo”, disse o oficial da Polícia Militar, frisando ainda a importância da troca de experiências.

Além de estreitar a parceria com o 11º BPM, a Semed Penedo já adotou medidas que visam reforçar a paz nas escolas.

O Secretário Luciano Lucena determinou que os vigilantes do período noturno passem a trabalhar pela manhã ou à tarde, turnos com maior fluxo de estudantes, e está ampliando os sistemas de videomonitoramento das unidades de ensino.

Além da Prefeitura de Penedo e da Polícia Militar, o Ministério Público Estadual e o Conselho Tutelar dos Direitos de Crianças e Adolescentes também estão mobilizados para evitar que o medo tire meninos e meninas das salas de aula.

Conselho e MPE estão realizando o projeto Pela Paz nas Escolas, com palestras na rede pública e privada para mostrar que as escolas são locais seguros e como não se deixar intimidar por fake news e falsas ameaças. O 11º BPM também atua nesse sentido.

“É fundamental que as pessoas tenham cuidado ao compartilhar informações nas redes sociais e outras plataformas, verificando sempre a veracidade antes de compartilhá-las e, sempre que possível, buscar fontes confiáveis e oficiais para se informar”, informa a unidade militar em seu grupo oficial de informações para a imprensa.

Em caso de informações verdadeiras sobre ocorrência ou possível ocorrência de fato criminoso, a população pode usar o Disk Denúncia da Polícia Militar (181) e colaborar de forma anônima. Já o 190 é para acionar a PM em casos de emergência policial.

Quem também está atuando de modo exemplar em Penedo é a Polícia Civil, por meio da equipe do 7º DP, coordenada pelo Delegado Rômulo Andrade.

Pessoas envolvidas com a criação ou compartilhamento de perfil em rede social criado para estimular e apoiar casos de violência nas escolas foram identificadas e detidas em Penedo.

As capturas geraram depoimentos e mais informações ao trabalho investigativo da Polícia Civil sobre os envolvidos no crime que irão responder, na justiça, pelos atos cometidos.