Caldinho do Pedrinho completa meio século de história como referência na gastronomia arapiraquense
Recentemente, o empreendimento foi incluído no Guia de Gastronomia Popular de Alagoas, da jornalista Nide Lins
Não há como falar sobre a gastronomia de Arapiraca sem citar o tradicional Caldinho do Pedrinho. Localizado na esquina das ruas Florêncio Apolinário e Marcelino Magalhães, o bar, que é um dos mais tradicionais da Capital do Agreste, completa nesta terça-feira, 25 de abril, 50 anos de história.
A receita do caldinho de feijão, criada por Dona Enedina da Costa Silva, falecida há mais de trinta anos, se tornou a principal atração do estabelecimento, que nasceu em uma bodega enfraquecida no ano de 1973, no bairro Alto do Cruzeiro.
O sucesso foi tão grande que a produção do caldinho aumentou rapidamente e, para acomodar a clientela, o proprietário José Pedro da Silva, também falecido, construiu, com suas próprias mãos, quatro mesas. Com o passar dos anos, o bar passou por reformas e expansões para atender a demanda crescente.
Atualmente, o Caldinho do Pedrinho é um ponto de encontro de gerações, onde clientes antigos, que frequentavam o bar sozinhos, agora vão acompanhados de suas esposas, filhos e netos. O ambiente familiar é uma das marcas registradas do estabelecimento, que se tornou um símbolo da culinária arapiraquense.
Pedro Balbino Neto, um dos herdeiros do Caldinho do Pedrinho, dedicou sua vida ao estabelecimento e conta que viveu ali por amor. Mesmo afastado por problemas de saúde, Pedrinho garante que seu coração pulsa graças aos anos de entrega ao atendimento no local.
A receita original do Caldinho do Pedrinho, criada por Dona Enedina, continua atraindo clientes fiéis, que não resistem ao sabor único da iguaria. Segundo José Flávio da Silva, outro herdeiro do bar, a receita não enjoa, pois é feita com amor e carinho.
O Caldinho do Pedrinho se tornou uma referência da gastronomia arapiraquense e um ponto de encontro para amigos e familiares. A história de meio século de sucesso é um exemplo de empreendedorismo e amor pelo que se faz.
Constantemente, o estabelecimento é citado em listas e livros sobre culinária. O Caldinho do Pedrinho integra, inclusive, o Guia da Gastronomia Popular Alagoana, da jornalista especializada no assunto Nide Lins, que já está em sua terceira edição.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
