Economia

Desenvolvimento do varejo de Arapiraca foi responsável por tornar a Capital do Agreste referência no setor

Nesta quinta-feira (27), um grupo de empresários vai se reunir em um fórum para debater as potencialidades da cidade

Por 7Segundos 26/04/2023 11h11 - Atualizado em 26/04/2023 11h11
Desenvolvimento do varejo de Arapiraca foi responsável por tornar a Capital do Agreste referência no setor
Desenvolvimento do varejo de Arapiraca foi responsável por tornar a Capital do Agreste referência no setor - Foto: Assessoria/Prefeitura de Arapiraca

A Capital do Agreste alagoano também já foi muito chamada de Terra da Prosperidade. Localizada no coração de Alagoas, Arapiraca se destaca pelo seu desenvolvimento econômico e social. Desde a sua emancipação, em 1924, a cidade vem passando por diversas mudanças em suas atividades econômicas, que foram se alternando entre momentos de auge e declínio.

O município teve como base de sua economia a produção agrícola, principalmente a agricultura familiar. No entanto, ao longo dos anos, as atividades econômicas foram se diversificando e o comércio se tornou o principal impulsionador do desenvolvimento de Arapiraca.

A feira livre, considerada a maior manifestação cultural do Agreste, teve um papel fundamental na emancipação de Arapiraca. Desde os seus primórdios, a feira já apresentava indícios de crescimento, principalmente com a Cultura Fumageira. Em 1920, a feira de Arapiraca já superava a feira de Limoeiro de Anadia em renda, e isso impulsionou o movimento pela emancipação da cidade, que se concretizou em 1924.

A partir da Feira Livre, a cidade foi crescendo e o comércio se estruturando, até que Arapiraca se transformou no principal polo de comércio varejista do interior de Alagoas. Atualmente, mais de um milhão de pessoas transitam por Arapiraca diariamente, além da população local, que já ultrapassa os 230 mil habitantes, de acordo com estimativas do IBGE.

A população flutuante, de outras cidades e estados vizinhos, também é muito grande, levando em consideração que Arapiraca é um importante pólo comercial para o abastecimento, além de ser um pólo de saúde e educação. O comércio varejista é responsável por grande parte da geração de empregos na cidade, movimentando diversos setores como alimentação, vestuário, eletrodomésticos, entre outros.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta, destaca a característica empreendedora do arapiraquense.

"O varejo é o fio condutor da história de Arapiraca e é parte importante da nossa cultura desde a feira livre, que iniciou quando a nossa cidade não passava de um povoado e que chegou a ser a segunda maior do país, na mesma época em que a cidade era conhecida como "Terra do Fumo", devido o pujante comércio de tabaco. O arapiraquense é empreendedor por natureza e evolui no mesmo ritmo do comércio, que atualmente é uma das principais atividades econômicas da nossa cidade", disse o representante do empresariado local.

Além disso, o comércio varejista é importante para a economia local pois contribui para o aumento da arrecadação de impostos municipais, gerando recursos para investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

I Fórum de Desenvolvimento do Varejo de Arapiraca e do Agreste

Com o objetivo de desenvolver cada vez mais a economia local e o varejo, empresários do Agreste, Maceió e de outros estados vão se reunir nesta quinta-feira (27), para debater as potencialidades e o futuro do setor.

O I Fórum de Desenvolvimento do Varejo de Arapiraca e Região, que é promovido pelo Arapiraca Garden Shopping e pelo Grupo Partage, dará a oportunidade para que os participantes possam trocar experiências e conhecimentos sobre as tendências do mercado, além de conhecer as boas práticas adotadas por outras empresas da região.

O encontro, que terá como mediadora a jornalista Gilka Mafra, contará com dois painéis. O primeiro discutirá o tema “Arapiraca - Desenvolvimento e Negócios no Coração do Agreste”; já o segundo será sobre “O Varejo no Interior: Tradição, Inovação e Visão de Futuro”.

Dentre os painelistas confirmados estão o diretor comercial e novos negócios do Grupo Partage, Adriano Capobianco; o sócio-diretor da Jorge Bischoff, Sérgio Iunis; a franqueada Bob’s em Arapiraca, Aline Guimarães; e o franqueado Colcci e Melissa, Thiago Tenório.

Segundo os organizadores, o objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico da região e impulsionar o crescimento do comércio local, tanto para as lojas do centro, dos bairros como do próprio shopping.

“A realização desse Fórum acontece no momento em que o Partage Shopping consolida a sua presença e marca na cidade, celebrando os dez anos de Arapiraca Garden Shopping, mostrando para toda a sociedade e para o ramo varejista que acredita no crescimento da região e, por isso, investe cada vez mais em infraestrutura, segurança e comodidade para nossos lojistas e clientes”, diz a superintendente do Arapiraca Garden Shopping, Milena Damásio.

O I Fórum de Desenvolvimento do Varejo da Região Metropolitana do Agreste acontece no dia 27 de abril, no Espaço Renê, localizado no bairro Capiatã, em Arapiraca.