Saúde

Girau do Ponciano lança campanha de vacinação antirrábica e dia D será neste sábado (29)

O lançamento foi simultâneo nas UBSs dos povoados Alecrim e Jaciobá e na zona urbana foi na Base da Vigilância Epidemiológica

Por 7Segundos 28/04/2023 11h11
Girau do Ponciano lança campanha de vacinação antirrábica e dia D será neste sábado (29)
Campanha de vacinação antirrábica em Girau do Ponciano - Foto: Assessoria

O dia D da vacinação antirrábica em Girau do Ponciano acontecerá neste sábado (29), no PSF II, no bairro São Tarcísio, no PSF III, no bairro Pratinhas, em Canafístula do Cipriano e na Base da Vigilância Epidemiológica.

Mas, o município de Girau do Ponciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Endemias e Vigilância Sanitária, lançou na última terça-feira (25), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos a partir do 3º mês de vida. 

O lançamento aconteceu simultaneamente nas UBSs dos povoados Alecrim e Jaciobá. Já na zona urbana o lançamento foi feito na Base da Vigilância Epidemiológica (Endemias), na Rua José Pinheiro Neto, no bairro Progresso.

Segundo a Coordenação de Vigilância em Saúde, com esta campanha o município pretende vacinar cerca de 7.150 animais, garantindo a imunização dos mesmos contra a raiva, uma zoonose muito grave provocada por um vírus que atinge o sistema nervoso e é fatal para o animal. Por ser uma zoonose que não tem cura, a única forma de prevenção é vacinando o animal.

Veja abaixo as datas e local dos postos de vacinação:

Dia 26/04 - UBS Balanças e Paraná
Dia 27/04 - UBS Paraná e Caldeirões
Dia 28/04
- UBS Quebradente e Algodão
Dia 02/05 - UBS II, Paraná, Caldeirões e Canafístula
Dia 03/05 - UBS Barbosa e Canafístula
Dia 05/05 - UBS Algodão, Caldeirões, Canafístula
Dia 06/05 - UBS Algodão, Caldeirões, Canafístula

A Prefeitura de Girau do Ponciano também disponibilizou duas equipes fixas para quem não pode se deslocar até os postos de vacinação, sendo uma equipe na Praça Gov. Lamenha Filho, em frente a prefeitura e a outra equipe na Base VISA, essas equipes atenderão entre os dias 25/04 a 06/05, a partir das 8h da manhã.