Arapiraca

Banco de leite de Arapiraca estimula amamentação através da arteterapia

Em parceria com o Arapiraca Garden Shopping, foram instalados dois estandes em um dos corredores do centro comercial

Por 7Segundos com Assessoria 09/05/2023 19h07
Banco de leite de Arapiraca estimula amamentação através da arteterapia
Objetivo é estimular a amamentação, que também é um ato de amor - Foto: Zé Neto/Ascom Arapiraca

Doar leite humano é um ato que salva vidas, por isso a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (9) o projeto “Banco de Leite: Pintura de Mamar”. O objetivo é usar a arteterapia para enaltecer e apoiar a amamentação, além de atrair possíveis doadoras.

A ação nasceu em alusão ao mês de sensibilização para a doação de leite humano, cujo dia mundial é celebrado em 19 de maio. É um projeto pioneiro em Alagoas, realizado pelo Banco de Leite Humano de Arapiraca.

Segundo a diretora do órgão, Epoliana Garrote, a ação visa chamar atenção para a beleza do ato de amamentar, reforçando sua naturalidade. “A gente faz essa pintura para enaltecer a amamentação. É um momento também de conexão entre mãe, filho e rede de apoio, onde a gente também realiza fotos da mãe com seu filho e essa rede de apoio”, explica.

Em parceria com o Arapiraca Garden Shopping, foram instalados dois estandes em um dos corredores do centro comercial, onde foram realizadas a pintura corporal e uma sessão de orientações sobre amamentação e doação.

Gotas de amor


O leite doado ao Banco passa por um processo de pasteurização e controle de qualidade. Em seguida, o material é destinado a bebês que nasceram prematuros e estão internados na UTI Neonatal do Hospital Regional.

Qualquer mulher que esteja amamentando pode ser doadora. Para isso, basta entrar em contato com o Banco de Leite e preencher uma série de formulários, onde serão solicitados os exames realizados no pré-natal.

É válido ressaltar que, caso a mulher não tenha mais acesso aos exames, o próprio Banco realiza o agendamento deles. Além disso, ao se tornar doadora, ela recebe um kit de materiais que auxiliam no processo, o qual poderá ser realizado de casa.

Doação de recipientes


Além de leite humano, o Banco também reforça a necessidade de doações de recipientes para guardar o material. Os potes precisam ser de vidro, com tampas de rosca feitas de plástico.

As doações podem ser realizadas na sede do órgão, na Rua Padre Cícero, localizada no Centro de Arapiraca. Caso o doador esteja em posse de uma grande quantidade de recipientes, o banco vai até ele.

Mais informações estão disponíveis no telefone (82) 98121-1058 e através do instagram neste link.