Mais Pecuária Brasil inicia melhoramento genético do gado em Penedo
O único município do Baixo São Francisco que aderiu ao programa

Um investimento inédito para a economia da zona rural de Penedo está beneficiando criadores de gado no único município da região do Baixo São Francisco alagoano que aderiu ao Programa Mais Pecuária Brasil.
O trabalho da gestão Ronaldo Lopes/João Lucas é feito em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) para melhorar a qualidade genética do rebanho bovino, seja para a produção do leite ou abate para comercialização da carne.
Com atuação direta da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (Semada), produtores foram orientados e mobilizados para inclusão no programa de inseminação artificial, sem custo para o pecuarista penedense que precisa só precisa comprovar vacinação em dia dos animais, contra brucelose e aftosa.
“A nossa meta para este ano é de 600 animais com a prenhez realizada por meio do Mais Pecuária Brasil e hoje estamos iniciando esse trabalho em fazendas que têm estrutura apropriada para o trabalho”, explica o Secretário da Semada, Rogério José da Silva, o Rogério dos Peixoto.
A primeira etapa prática foi nesta sexta-feira, 12, com avaliação das novilhas por meio de ultrassom. O objetivo principal é verificar se a rês não está enxertada, apesar da orientação prévia para separação de bois e vacas por, pelo menos, um mês de antecedência do chamado Dia Zero do programa.
Constatada a condição necessária, se aplica o hormônio que estimula o início do ciclo produtivo da rês. Passados oito dias, é feito um novo procedimento para estímulo da ovulação e depois de 48 horas avança para a inseminação artificial que tem parceria da empresa multinacional Alta Genetic.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
