[Vídeo] Dra. Fany solicita a presença permanente de profissionais de saúde nas escolas
Indicação solicitando a Educação Permanente em Saude foi aprovada por unanimidade
A vereadora Fany Gabriella (MDB) solicitou por meio da Indicação nº 78/2023 que a Prefeitura de Arapiraca instale um setor de Educação Permanente em Saúde em toda a rede municipal de ensino com a presença de enfermeiro e/ou técnico de enfermagem. O documento legislativo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes à sessão da Câmara Municipal de Arapiraca. .
Em sua justificativa, a vereadora, que também exerce a profissião de médica há 25 anos, afirmou que muitas vezes a falta de conhecimento de socorros básicos em uma situação de engasgo, por exemplo, ou de estancamento de um sangramento, pode ter consequências graves.
"O objetivo não é somente ensinar os primeiros socorros, mas também promover conhecimento nessa área da saúde para alunos, professores, coordenadores e todo o corpo técnico escolar", pontuou.
Durante a sua fala a vereadora ressaltou o caso de agressão que aconteceu nesta terça-feira(24) ao porteiro da escola Djalma Mateus Santana no bairro Primavera, em Arapiraca. O funcionário público foi atingido com um objeto perfuro-cortante na região do ombro. O porteiro foi socorrido e está internado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA)necessitando de doação de qualquer tipo sanguíneo.
"Muitas vezes as ambulâncias do Samu estão em outras ocorrências e não podem atender de imediato uma vítima desse tipo de violência. Se houver um profissional permanente nas escolas pode realizar os primeiros socorros enquanto o atendimento médico não chega", finalizou.
Dra. Fany afirmou ainda que a Educação Permanente em Saúde aplicada nas escolas pode contribuir para que o aluno seja um multiplicador de conhecimento para seus pais, irmãos, outros familiares e vizinhos em uma situação de emergência dentro de casa ou nas redondezas onde mora.
Após a aprovação no plenário da Câmara Municipal, a indicação de autoria da vereadora é encaminhada às secretárias afins para a avaliação dos gestores das pastas.
Assista ao vídeo sobre pronunciamento da vereadora Dra. Fany:
Últimas notícias
Ufal abre seleção para incubação de 17 empreendimentos em Maceió e Arapiraca
Na reta final, Júlia Nunes intensifica campanha em Maceió e amplia contato com eleitores
Arapiraca e Craíbas entram em lista para receber royalties da mineração
15 municípios de Alagoas entram na lista para receber royalties da mineração
Corpo é encontrado em área de mata no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Após denúncia do 7Segundos, prefeitura retira sucatas que empresário colocou na rua
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
