Reunião com a cúpula da Segurança busca estratégias para reduzir crimes no Centro de Arapiraca
A maioria dessas ocorrências foi registrada a partir das 18h, após o fechamento dos estabelecimentos comerciais
A apresentação de dados e a discussão sobre estratégias para reduzir os crimes de roubo, furto e arrombamentos a estabelecimentos comerciais em Arapiraca foi a pauta do café da manhã promovido pelo Sindilojas Arapiraca com a cúpula da Segurança Pública, nesta sexta-feira, 30 de junho.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Luciano Felizardo, o secretário municipal da Ordem Pública, Enio Bolivar e o deputado estadual Ricardo Nezinho, discutiram com os empresários meios para melhorar a segurança pública na região central do município.
Conforme dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da SSP, entre 1º de janeiro a 27 de junho deste ano ocorreram 136 furtos, 69 roubos, 35 casos de tráfico de drogas e 11 homicídios no Centro de Arapiraca. A maioria dessas ocorrências foi registrada a partir das 18h, após o fechamento dos estabelecimentos comerciais.
De acordo com Flávio Saraiva, esses dados são utilizados para traçar estratégias de ações de segurança pública, como as que possibilitaram a redução nos homicídios em mais de 50% em menos de dez anos em Arapiraca. "Se todas as ocorrências estivessem de fato no mapa, se não houver subnotificação, a gente tem condições de melhorar e tornar mais eficiente as estratégias em execução", declarou.
Durante a reunião, o presidente da Associação do Centro Novo, Cláudio Júnior, que também lidera o movimento para reduzir a criminalidade no Centro de Arapiraca, solicitou a colocação de um ônibus ou ponto-base da Polícia Militar no comércio. "A presença da PM tem o poder de coibir a criminalidade, além de facilitar o contato no momento que houver ocorrência em nossos estabelecimentos", justificou.
O comandante do BPM, coronel Felizardo, afirmou que o pedido poderá ser atendido e informou ainda que é apenas questão de meses para que o projeto Ronda no Bairro seja colocado em prática. "O pessoal já recebeu treinamento e está pronto para atuar, falta apenas concluir a reforma necessária no imóvel que vai funcionar como base do projeto, que é ligado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)", completou.
Durante a reunião, uma das medidas discutidas para reduzir a criminalidade foi a instituição da Guarda Municipal. O Secretário de Ordem Pública, Ênio Bolivar, afirmou que apesar de o processo burocrático ser lento, a prefeitura está compromissada com essa e outras medidas. "O termo de referência para a Guarda Municipal está em fase de licitação e, além disso, estamos planejando também a colocação de totens, ligadas ao centro de comando, para unir tecnologia e material humano para reforçar a prevenção à criminalidade. Mas a burocracia é grande. Colocar tudo isso em prática não é tão fácil", explicou.
Ao final do encontro, o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta reforçou a necessidade de união de forças entre os empresários e o poder público para trazer melhorias que beneficiem a todos. "A presença do secretário Flávio Saraiva e de todas as autoridades presentes é muito importante para que possamos compreender melhor o que está acontecendo em Arapiraca e a buscar soluções mais eficazes. Pudemos ver aqui que só conseguiremos melhorar a segurança se nós todos trabalharmos juntos com este objetivo", afirmou.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
