Saúde

Hospital de Emergência do Agreste registra aumento de 14,6% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito

De 1º a 30 de junho do ano passado unidade atendeu 844 vítimas contra 968 no mesmo período deste ano

Por 7Segundos com Assessoria 03/07/2023 16h04
Hospital de Emergência do Agreste registra aumento de 14,6% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito
Das 968 vítimas de acidentes de trânsito atendidas em junho, 595 estavam relacionadas a motocicletas - Foto: José Gabriel/Ascom HEA

Apesar das campanhas de conscientização e prevenção voltadas para condutores de veículos automotores e pedestres, principalmente no período das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registrou, no mês de junho, aumento de 14,6% nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, em comparação ao mesmo período em 2022.

De acordo com dados do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), em 2022 o HEA atendeu 4.305 pessoas durante o mês junino, sendo que 844 foram vítimas de acidentes de trânsito e, destes, 538 casos envolviam motocicletas. Já no mesmo período deste ano, foram 4.821 atendimentos no total, sendo 968 voltados a vítimas de acidentes de trânsito, dos quais 595 estavam relacionados a motocicletas.

Para a diretora-geral do HEA, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, o aumento dos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito em junho está ligado ao descumprimento dos princípios básicos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com a gestora do maior hospital público do interior de Alagoas, a imprudência é verificada nos relatos dos próprios pacientes assistidos, que revelam, na maioria dos casos, terem agido com desatenção ao trafegar pelas ruas, avenidas e rodovias estaduais e federais de Alagoas.

"Apesar das orientações repassadas por órgãos como o Detran [Departamento Estadual de Trânsito] e por técnicos da saúde, como ocorre frequentemente com profissionais do HEA, muitas pessoas são imprudentes. Ouvimos o relato de pessoas que perderam o controle da direção por estarem usando o celular, de pacientes que estavam dirigindo mesmo depois de terem ingerido bebidas alcoólicas e, inclusive, de usuários que guiavam suas motocicletas sem estarem usando o capacete. Fatores que são determinantes para a ocorrência dos acidentes e o agravamento das lesões sofridas", salienta Bárbara Albuquerque.

Conforme análise realizada no HEA, a maioria dos pacientes vítimas de acidentes de trânsito acolhidos na unidade hospitalar são homens entre 15 e 30 anos, que não têm o hábito de usar capacete, estavam em excesso de velocidade e, na maioria dos casos, fizeram ingestão de álcool. No caso dos acidentes envolvendo carros, os feridos não estavam fazendo uso de cinto de segurança, também havia excesso de velocidade e estavam sob o efeito de álcool.

Queimaduras e Agressões


Quanto a queimaduras, o número de pacientes feridos também aumentou no mês dedicado às festas juninas. No ano passado foram assistidas 36 vítimas de queimaduras provocadas por diferentes motivos, como líquido quente, descarga elétrica, fogos de artifício, fogueira ou acidente de trabalho. Já no mesmo período deste ano, foram 48 acolhimentos a vítimas de queimaduras.

Com relação às agressões, durante o mês de junho de 2022 os profissionais de saúde do HEA atenderam 109 vítimas, sendo 69 por agressão corporal, 25 por arma branca e 15 por arma de fogo. Já de 1º a 30 do mês passado, foram 50 vítimas de agressão corporal, 42 por arma branca e 15 por arma de fogo, totalizando 108 atendimentos.

A Unidade


Localizado em Arapiraca, o Hospital de Emergência do Agreste é referência para atendimentos a traumas para os moradores da II Macrorregião de Alagoas, formada por 46 municípios. Os profissionais são responsáveis por receber pacientes do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de também acolherem moradores de cidades de outros Estados, como Bahia, Sergipe e Pernambuco.