Baixo São Francisco

Educação em tempo integral atende cerca de 500 estudantes de escolas da Prefeitura de Penedo

Segundo o diretor da Escola Douglas Apratto Tenório, Marciel Pinheiro, a inovação gera benefícios importantes

Por 7Segundos com Assessoria 19/07/2023 14h02
Educação em tempo integral atende cerca de 500 estudantes de escolas da Prefeitura de Penedo
Educação em tempo integral atende cerca de 500 estudantes de escolas da Prefeitura de Penedo - Foto: Assessoria

A educação em tempo integral já faz parte do dia a dia de aproximadamente 500 estudantes de escolas da Prefeitura de Penedo. O investimento do governo Ronaldo Lopes/João Lucas contempla duas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com meta para atender toda a rede pública.

Crianças e adolescentes das escolas Douglas Apratto Tenório e Rotary têm acesso às atividades no contraturno das aulas, complemento da jornada diária que acontece no Complexo Educacional e Esportivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Nossos estudantes recebem reforço escolar e participam de atividades esportivas, recreativas e culturais desenvolvidas por nossos monitores e educadores físicos. Além disso, nós oferecemos cinco refeições por dia”, explica Luciano Lucena, Secretário de Educação de Penedo.

Segundo o diretor da Escola Douglas Apratto Tenório, Marciel Pinheiro, a inovação gera benefícios importantes. “O tempo integral consegue conciliar o ensino regular com o ensino diversificado”, destaca o gestor da primeira unidade da Semed Penedo contemplada com a modalidade que tem mais de 80% de adesão dos pais dos estudantes.

A inclusão no sistema de tempo integral depende da autorização, por escrito, dos pais ou responsável pelo estudante, medida aprovada por Eneida Gonçalves, .

“Ele ficava muito tempo no telefone ou então querendo brincar ali na Rocheira”, explica a mãe de Gabriel, aluno do 5º ano da EMEB Douglas Apratto Tenório, sobre o que seu filho fazia no tempo ocioso, antes da inclusão no tempo integral, acrescentando que as mães de outros estudantes também aprovam o sistema que será ampliado.

“Estamos avançando com o sistema de tempo integral. As crianças fazem os seus estudos na própria escola, em um horário e no outro turno vão para o complexo da Semed, onde participam de várias atividades, além do reforço da escola, e nós vamos avançar para outras escolas do município”, afirma Ronaldo Lopes, frisando que a meta é atender todas as escolas da Prefeitura de Penedo.

Os benefícios da educação em tempo integral são diversos, entre eles:

- Estudantes que frequentam escolas em tempo integral têm um desempenho acadêmico melhor do que os que frequentam escolas em meio período. Isso ocorre porque eles têm mais tempo para estudar, fazer exercícios e participar de atividades extracurriculares.

- A educação em tempo integral ajuda os alunos a desenvolver melhores habilidades sociais e emocionais porque eles interagem com mais pessoas, aprendem a resolver conflitos e a trabalhar em equipe.

- A educação em tempo integral também proporciona melhor saúde física com a oferta de exercícios, atividades recreativas e prática de esportes.

- A educação em tempo integral também reduz a evasão escolar porque os estudantes se sentem incluídos e apoiados, o que os motiva a continuar estudando.