Professor desenvolve jogo educativo em impressora 3D para facilitar aprendizagem de Matemática
Jogo utiliza matéria-prima reciclada e foi criado em espaço tecnológico do Ifal Arapiraca
Para vencer as dificuldades enfrentadas pelos alunos nas aulas de Matemática, o professor da Escola Municipal Fernando Collor de Mello, Daniel Ferreira, usou criatividade e tecnologia, para criar um jogo que une aprendizagem e divertimento para fazer operações matemáticas.
Com a parceria e orientação da coordenadora do Espaço 4.0 do Ifal Arapiraca, Renata Pereira, e utilizando matéria-prima reciclável, o professor desenvolveu, em uma impressora 3D, cubos confeccionados com filamentos gerados a partir de garrafas pet e plásticos para desenvolver o jogo.
"Não há limites para o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem nossos alunos no processo de aprendizagem", declarou o professor Daniel Ferreira.
O jogo utiliza três cubos, dois deles nomaeradoe e o terceiro contendo símbolos das principais operações matemáticas. A cada rodada, o aluno jogador lança os cubos e deve resolver a operação. O vencedor é aquele que atingir a maior quantidade de acertos no final das rodadas.
"É muito divertido aprender matemática com jogos. Eu sempre aprendo mais", afirmou o aluno do 8º ano, Heleno Rafael, de 14 anos.
Espaço 4.0
O professor explicou que o desenvolvimento do jogo só foi possível após a capacitação em impressão 3D promovida no Espaço 4.0 do Ifal Arapiraca.
"O Espaço 4.0 é uma grande conquista para a Educação de Arapiraca e também de todos os locais onde há o Instituto Federal. Eles estão sempre à disposição da comunidade e interessados em contribuir para o avanço tecnológico de nossa cidade", frisou.
Últimas notícias
MDB perde três vereadores após TRE/AL confirmar fraude à cota de gênero em Craíbas
Alfredo Gaspar aponta quatro falhas decisivas que permitiram rombo bilionário no INSS
Fogo se alastra pelo clube BNB em Batalha e causa destruição
Agropecuarista denuncia prefeito por invasão armada e disparos
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
