Transporte

Prefeitura de Penedo inicia entrega da carteira que garante transporte gratuito intermunicipal para pessoa idosa

A carteira será distribuída para os idosos a partir da quarta-feira, dia 9 deste mês, na sede do campo do Vasco

Por 7Segundos 07/08/2023 12h12
Prefeitura de Penedo inicia entrega da carteira que garante transporte gratuito intermunicipal para pessoa idosa
Prefeitura de Penedo entrega carteira para transporte intermunicipal gratuito - Foto: Assessoria / Secom PMP

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH) inicia em Penedo o calendário de entrega da carteira que garante, para a pessoa idosa, o transporte gratuito em linhas de ônibus entre municípios.

O lote do documento começa a ser distribuído na quarta-feira, 09, para idosos e idosas residentes no bairro Santa Luzia (Barro Duro), a partir das 8 horas, na sede do campo do Vasco.

Na quinta-feira, 10, o trabalho acontece no CRAS do bairro Santo Antônio (Barro Vermelho), também a partir das 8 horas. No período de janeiro até julho deste ano, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penedo entregou 157 carteiras do benefício que atende idosos com renda de até dois salários mínimos.

A gratuidade na passagem para deslocamento entre cidades de Alagoas prevê a disponibilidade de dois assentos para pessoas idosas, desde que a quantidade de poltronas represente 10% das vagas para passageiros do veículo.

No caso da ocupação do percentual reservado aos idosos que se enquadram no perfil da Carteira do Idoso, a venda da passagem deve ser feita com 50% de desconto para o portador do documento que for viajar no mesmo veículo

Para requerer o benefício, a pessoa idosa deve ir até o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS ou sede da SEMASDH, apresentando RG e CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de renda.

Os documentos que podem ser usados como comprovante de renda são a declaração do Cadastro Único, com apresentação do NIS ou Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas.

Também pode apresentar contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador, carnê de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ainda extrato de pagamento de benefício, declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado.