Agenda Cultural

CapacitaSom: Arapiraca recebe masterclass gratuita de Trilha Sonora de Cinema com André Abujamra

Quem ministrará essa masterclass especial neste sábado é o renomado multiartista paulista André Abujamra, que tem mais de 40 anos de carreira

Por 7Segundos 25/08/2023 12h12
CapacitaSom: Arapiraca recebe masterclass gratuita de Trilha Sonora de Cinema com André Abujamra
Capacitasom vai movimentar a cultura do cinema em Arapiraca neste sábado (26) - Foto: Assessoria

A cidade de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, sempre desponta quando se fala em Cultura. Em evento aberto para todos os profissionais e interessados(as) em saber como se faz som de qualidade para Cinema, o publico terá a oportunidade de estar frente à frente com um dos maiores especialistas no assunto neste sábado (26). E o melhor: de forma gratuita. 

Por isso, garanta a sua vaga em um dos assentos do Teatro Hermeto Pascoal, situado no Sesc Arapiraca, na Rua Manoel Cazuza, bairro Santa Edwiges. O local dispõe de cerca de 120 lugares e estará aberto para todos(as).  

Quem ministrará essa masterclass especial neste sábado é o renomado multiartista paulista André Abujamra, que tem mais de 40 anos de carreira. Ele está trazendo para Arapiraca, pela primeira vez, o seu “Método Abujamrico de Composição (Trilha Sonora)”, das 14h às 18h.  

Abujamra possui um extenso portfólio de mais de 60 trilhas sonoras para cinema. Pautado pela excelência em suas entregas, ele é reconhecido por trabalhos no "Castelo Rá-Tim-Bum" (1999), "Bicho de Sete Cabeças" (2000), "Carandiru" (2003) e "2 Coelhos" (2012), produções estas onde levou prêmios.  

A importância do Som  

Dentro do universo cinematográfico, a relevância intrínseca do som e do design sonoro é inquestionável — estando a trilha sonora incluída nesse processo.  

Esses elementos desempenham um papel vital ao não apenas transmitir informações, mas também ao evocar emoções profundas e estabelecer uma conexão visceral entre o público e as narrativas projetadas na tela.  

Cada suspiro, ruído distante e acorde musical trabalham em conjunto para criar um ambiente imersivo que transporta o espectador(a) para dentro da história, induzindo-o a sentir a tensão, alegria, surpresa, mistério e inúmeras outras emoções contidas nas cenas. O som é como uma trilha invisível que percorre tudo o que está sendo mostrado, orquestrando a experiência emocional-sensorial do público espectador-ouvinte.  

O CapacitaSom, nesse contexto, se destaca como uma oportunidade ímpar de compartilhar essa expertise com os participantes. O objetivo não é apenas instruir, mas, sim, incutir as habilidades e conhecimentos necessários para que eles(as) possam moldar e manipular o áudio com maestria em suas próprias produções audiovisuais.  

“É como conceder aos futuros profissionais as ferramentas necessárias para criar um mundo sensorialmente imersivo, onde cada som é uma pincelada que contribui para a paleta emocional da obra. No coração dessa iniciativa está a compreensão de que o som não é apenas um elemento secundário, mas um protagonista silencioso que pode transformar completamente a experiência cinematográfica”, diz Janu Leite, músico, produtor cultural, escritor e organizador do evento.

Agenda Sonora 

Além de Abujamra, o cronograma para os próximos dias inclui um curso de “Introdução ao Desenho e Edição de Som para Audiovisual”, ministrado por Gera Vieira; uma oficina de “Mixagem de Som”, com Júnior Evangelista; e um workshop de “Som Direto: da Escolha do Microfone ao REC”, com Emmanuel Sapulha (saiba mais sobre a programação: www.instagram.com/capacita.som... evento, uma realização da Lindeza Produções em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) e conta com o apoio cultural do Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL) e da Prefeitura de Arapiraca. 

O CapacitaSom fará, ainda, uma intervenção especial durante a 2ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca, agendado para ocorrer entre os dias 13 e 17 de setembro deste ano.