Turismo

Município empossa membros do Conselho de Turismo e pretende fortalecer o setor de Eventos em Arapiraca

Os conselheiros assumem o cargo por dois anos e estarão à frente de todas as ações voltadas para o impulsionamento do turismo no Agreste de Alagoas

Por 7Segundos 31/08/2023 10h10 - Atualizado em 31/08/2023 10h10
Município empossa membros do Conselho de Turismo e pretende fortalecer o setor de Eventos em Arapiraca
Conselho Municipal de Turismo de Arapiraca empossa conselheiros governamentais e não governamentais de Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Na região central de Alagoas, no Agreste do estado, Arapiraca se destaca como cidade polo de negócios. A capital do Agreste é conhecida no país pela cultura do fumo, do algodão e da Feira Livre de Arapiraca, que há anos despontou como a maior do estado e até mesmo da Região Nordeste e do país.

Mesmo sem um turismo de pontos naturais, a segunda maior cidade de Alagoas empossou na manha dessa quarta-feira (30), os conselheiros governamentais e não governamentais como membros do Conselho Municipal de Turismo de Arapiraca (CMT).

A posse aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo, da Prefeitura de Arapiraca, e foi presidida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hibernon Cavalcante, que tomou posse como presidente do Conselho Municipal de Turismo (CMT).

Hibernon Cavalcante destacou o impulsionamento do Turismo de Eventos na região com as ações que serão desenvolvidas pelo CMT e seus respectivos parceiros com secretarias municipais e da Câmara de Vereadores de Arapiraca.

Entidades não governamentais também serão parceira do Conselho, a exemplo do Sebrae Alagoas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Abrasel Alagoas (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas), a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas), do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

A ideia é promover uma política de crescimento do turismo na região, valorizando a realização de eventos locais, estaduais e nacionais em Arapiraca e até mesmo em outros municípios do Agreste de Alagoas.

“Na gastronomia já realizamos o Festival do Camarão, incentivando os pequenos produtores da carcinicultura e pretendemos realizar o Festival da Macaxeira, entre outros eventos em Arapiraca, que já se destaca com o turismo de negócios pela força do comércio local, e trazermos eventos ligados ao agronegócio como o AgroShow para fortalecer ainda mais a economia e o turismo de Arapiraca”, ressaltou Hibernon Cavalcanti.

A secretária do Conselho Municipal de Turismo, Kyka Nogueira, apresentou produtos da Escola de Campo de Arapiraca, que terá um papel significativo na contribuição do Turismo de Eventos na região da capital do Agreste. “São parcerias importantes e fundamentais para incrementarmos o turismo em nossa cidade com valorização à produção local e que fomenta a nossa economia e dará impulso ao turismo de Arapiraca”, destacou Kyka Nogueira.

O representante da Abrasel, Gutemberg Batista Silva, afirmou que as parcerias fortalecem as ações no setor e a cadeia gastronômica tem uma importância fundamental para o sucesso em eventos regionais.

“Já apoiamos o Festival do Camarão e vamos fortalecer ainda mais o eventos que serão realizado com o turismo em Arapiraca e na Região do Agreste”, afirmou ele.

Os conselheiros foram empossados para o biênio 2023/2025 e serão incentivadores e multiplicadores das ações de turismo em Arapiraca. Além do certificado de conselheiro, cada um recebeu uma cesta de ovos de galinhas de capoeira criadas no galinheiro da Escola de Campo de Arapiraca, no bairro Batingas.

Veja, abaixo, a lista dos conselheiros do CMT Arapiraca:

Presidente do Conselho: Hibernon Cavalcante
Secretária do CMT:
Kyka Tenório

Conselheiros governamentais:

Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Felipe Eduardo Soares
Cultura, Lazer e Juventude – José Wilson Magalhães Filho
Infraestrutura – Régis Cledson Firmino da Silva
Câmara Municipal – Leandro Barbosa de Almeida

Conselheiros não governamentais:
Abrasel – Gutemberg Batista Silva
Sebrae – Arestides Bezerra Minervino
Senac – Rosely Alves da Silva
Fecomércio – Marcos Vinícius C. Silva
CDL – Vela Lúcia da Silva

Assista ao vídeo sobre a posse do CMT de Arapiraca: