Acidentes

Dentista das celebridades, Rafael Puglisi morre aos 35 anos após acidente em SP

Família comunicou a morte pelas redes sociais; dentista bateu a cabeça ao mergulhar na piscina de sua casa na manhã desta segunda-feira (18)

Por 7Segundos com CNNBrasil 18/09/2023 17h05 - Atualizado em 18/09/2023 17h05
Dentista das celebridades, Rafael Puglisi morre aos 35 anos após acidente em SP
Dentista das celebridades, Rafael Puglisi morre aos 35 anos após acidente em SP Reprodução - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O dentista Rafael Puglisi morreu aos 35 anos, nesta segunda-feira (18), em São Paulo, após um acidente em sua casa. A notícia da morte foi comunicada pelos familiares de Rafael em publicação nas redes sociais.

Famoso por atender celebridades, o dentista bateu a cabeça ao mergulhar na piscina de sua casa na manhã desta segunda. A causa da morte no atestado de morte divulgado pela família foi “traumatismo cranioencefálico”.

“Rafa foi fazer sua natação matinal, como de costume, estava em casa se preparando para entrar na sua piscina e mergulhar de ponta, como faz todos os dias! Porém, hoje, Deus quis que esse mergulho fosse diferente e Rafa acabou batendo a cabeça! Os médicos tentaram reanimá-lo, mas infelizmente ele chegou sem vida no hospital”, escreveu a família no Instagram.


“Pedimos respeito a todos pelo Luto da família e pela história do nosso querido Rafa e mais conhecido como Dr. Rafael Puglisi! Continue sorrindo no céu, sabemos que você esta cuidando de todos nós como sempre cuidou em vida! Ganhamos um anjo em nossas vidas e o céu ganhou mais uma estrela!”, acrescentou o comunicado.

De acordo com o site do Instituto Guy Puglisi, onde Rafael atendia e atuava como diretor clínico, o dentista é formado pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) e faz parte da quarta geração de profissionais em sua família.

“[Rafael] buscou aprimoramento em odontologia estética, adquirindo o domínio de inovadoras técnicas de próteses em cursos no exterior. Participa constantemente de congressos internacionais trazendo as últimas tendências da área”, acrescentou a biografia no site.

Com 4,4 milhões de seguidores no Instagram, era comum Rafael publicar fotos com os famosos que compunham seu portfólio de clientes, como a atriz Jade Picon, o comediante Whindersson Nunes, a atriz Larissa Manoela, o atacante Neymar, e mais.

No site do Instituto onde Puglisi atendia, constam ainda o nome de clientes como o apresentador Silvio Santos, o diretor Wolf Maya, por exemplo.

Nos comentários do comunicado da morte, admiradores e pessoas próximas manifestaram seus sentimentos à família do dentista.

“Meu Deus… meus sentimentos a todos os amigos e familiares”, escreveu a cantora Thaeme. “Meu Deus! Como assim? Meus sentimentos à família e aos amigos que ficam. Me incluo na longa lista de admiradores do trabalho e da pesoa do Rafa”, escreveu Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno.

“Meus sentimentos a família e amigos. Que Deus possa confortar o coração de todos”, escreveu a apresentadora Patrícia Abravanel.

O que é traumatismo cranioencefálico?

O traumatismo craniano, ou cranioencefálico, diz respeito a lesões cujo impacto afetam especificamente o crânio da vítima.

O neurocirurgião Fernando Gomes disse à CNN que o traumatismo craniano, ou “traumatismo cranioencefálico”, é considerado grave “quando o paciente é encontrado na cena onde ocorreu o trauma sem consciência de si próprio, sem contato com o meio externo e sem movimentação ou abertura ocular espontânea”.

Ele explicou que, segundo a neurotraumatologia, a primeira hora após o trauma é “decisiva”. “A lesão direta, provocada pelo impacto, você não consegue mudar, não consegue voltar atrás. Mas todas as lesões secundárias, decorrentes da própria evolução do trauma, podem ser minimizadas se rapidamente o indivíduo é submetido a um tratamento adequado”, relatou o professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

O tratamento adequado em questão, segundo Gomes, envolve a “oxigenação de todos os tecidos do cérebro principalmente, manutenção da pressão arterial e se houver necessidade da remoção de lesões traumáticas agudas como, por exemplo, a evacuação de um hematoma”.