Espetáculos com alunos da rede pública encerram programação da Semana Nacional de Trânsito
SMTT Arapiraca realizou 60 palestras e atendeu mais de 3.500 pessoas em setembro
Música, teatro, rimas e danças. As apresentações culturais realizadas por alunos da rede pública municipal de ensino encerraram, com muita criatividade, a programação da Semana Nacional de Trânsito em Arapiraca. O evento, promovido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), aconteceu na manhã desta sexta (29/09) na Escola de Circo, localizada no Bosque das Arapiracas. O local foi adequado para que os estudantes das escolas municipais Pontes de Miranda e Professor José Clebson pudessem mostrar ao público os resultados dos ensaios e aprendizados do projeto Educa em cada instituição escolar.
Uma comemoração à altura do trabalho intenso que foi realizado ao longo do período. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), acelerou o passo e se multiplicou para atender as solicitações. Foram realizadas 60 palestras em empresas, centros de educação infantil, escolas públicas, particulares e faculdades. Mais de 3.500 foram atendidas.
Além disso foram realizadas blitze educativas e a inédita “blitz psicológica” para desdobcir como andam as emoções dos condutores e pedestres em Arapiraca e mostrar como estas emoções afetam na tomada de decisões e no comportamento no trânsito.
EVENTO – Na plateia da Escola de Circo, um público formado por estudantes da escola estadual Aurino Maciel (que será a escola-piloto de implantação da plataforma Conexão Dnit, parceria entre a SMTT Arapiraca e o Departamento Nacional de Infraestutrura de Transportes), da escola maçônica Perfeita União e representantes do Sest Senat – Unidade Arapiraca e o querido da criançada, Zé Máforo.
O evento foi iniciado com apresentação de integrantes da Escola de Circo. Todos ficaram emocionados com este malabarismo artístico, que contou com cores, músicas, coreografia, semáforos produzidos pelos próprios estudantes e conscientização sobre educação para o trânsito.
A coordenadora pedagógica da escola municipal Pontes de Miranda, Josélia Cordeiro, estava radiante com a apresentação dos alunos. A escola é uma das 20 unidades educacionais que mantém o projeto Educa, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e que veio para Arapiraca por meio da SMTT.
“É importante esta conscientização das crianças. É um trabalho gratificante. Sabemos que pela ação as outras pessoas aprendem. Tenho certeza que estas crianças serão melhores motoristas que a gente”, explicitou.
Na voz dos artistas, o conhecimento precisa ser sempre repassado. Sarah dos Santos, de 11 anos, é aluna do 6ª ano da escola professor José Clebson. Ela ficou encantada por participar da atividade. “Estes ensinamentos eu posso levar para o resto da minha vida e ainda passar para outras pessoas também”, disse.
Para o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da SMTT Arapiraca, as crianças foram brilhantes. “A SMTT agradece a participação e o empenho de todas as escolas envolvidas neste projeto. As crianças entendem que todos fazem parte do trânsito. E este trabalho excelente nas escolas desperta o interesse no trânsito e a consciência do que é certo e errado. É um projeto contínuo para concretizar com o que a SMTT faz: salvar vidas”, declarou Francisco José.
“Foi um mês em que intensificamos os trabalhos que realizamos o ano todo para atender as demandas de empresas, escolas e faculdades. Setembro acaba, mas o trabalho da SMTT continua sem interrupção. Vamos continuar nesta jornada ensinando, sendo encantados com o resultado e comemorando, cada vez mais, a redução de acidentes e de vítimas no trânsito”, afirmou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
