Previne Brasil: São Sebastião se destaca em AL pela qualidade dos serviços de saúde
Os dados foram retirados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica
Pela segunda vez consecutiva no ano, o município de São Sebastião apresenta avanços na qualidade dos serviços de saúde ofertados à população. A confirmação veio através de estatísticas apresentadas pelo Programa Previne Brasil, que mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários através da Atenção Primária à Saúde.
Os números apontam que no segundo quadrimestre deste ano o município de São Sebastião atingiu um desempenho final de 9,70, o que representa 2,54% a mais do desempenho do primeiro quadrimestre, que foi de 9,46%. Com isso São Sebastião se classifica como o 36° entre os 102 municípios do estado de Alagoas no Índice Sintético Final (ISF).
Os dados foram retirados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – Sisab. Entre os pontos avaliados no trabalho realizado pela Secretaria de Saúde de São Sebastião junto à Atenção Básica estão a promoção e a proteção da saúde; a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Trata-se da principal porta de entrada do SUS.
Também são avaliados no ranking do Previne Brasil outros índices como a proporção de exames colpocitológicos , proporção de gestantes com, pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, proporção de diabéticos e hipertensos atendidos e a proporção de crianças de um ano vacinadas na Atenção Primária contra doenças como tétano, difteria, hepatite B e poliomielite. A proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado é outro componente a fazer parte dos sete indicadores analisados.
De acordo com o prefeito Zé Pacheco, o resultado é o reconhecimento dos investimentos direcionados pela gestão municipal na saúde, mas, principalmente, pela competência e dedicação de todos os profissionais da saúde do município.
"O resultado mostra que estamos no caminho certo e que a população está recebendo os serviços de saúde que merece. Agradeço a cada profissional de saúde que tem se dedicado para manter a excelência dos nossos serviços. Isso nos motiva para continuar trabalhando ainda mais pela qualidade da nossa saúde", frisou o prefeito.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
