Arapiraca

[Vídeo] Desfile alusivo aos 99 anos de Emancipação Política de Arapiraca é marcado por homenagens

Dezenas de entidades e instituições civis e militares participaram do desfile

Por 7Segundos com 7Segundos 30/10/2023 20h08 - Atualizado em 30/10/2023 21h09
[Vídeo] Desfile alusivo aos 99 anos de Emancipação Política de Arapiraca é marcado por homenagens
Desfile também levou um show de cores para a avenida - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O desfile cívico-militar alusivo aos 99 anos de Emancipação Política de Arapiraca foi marcado por várias homenagens. Centenas de pessoas foram prestigiar a festa. Ainda no palanque oficial do cerimonial, houve o lançamento do selo comemorativo pelo aniversário de 99 anos da cidade, onde o homenageado foi o o vereador Fábio Henrique (em memória). O Gerente Operacional dos Correios em Alagoas, Luiz Carlos Bastos, esteve presente e conduziu o ritual de homologação do selo com a imagem do vereador Fábio Henrique.

Selo comemorativo pelos 99 anos de Arapiraca com a imagem do vereador Fábio Henrique. Foto: Giovani Luiz-7Segundos 

A mãe do vereador, Edinete Ferreira, além da irmã de Fábio Henrique, Fabiana Cristina e uma sobrinha do parlamentar, Ana Júlia, representaram a família do homenageado. Todos ficaram muito emocionados com a homenagem, que contou ainda com a participação do deputado federal Daniel Barbosa, do deputado estadual Remi Calheiros e do Comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Luciano Felizardo.

"Queremos agradecer ao prefeito Luciano Barbosa pelo carinho que sempre teve com o nosso Fábio e estamos muito felizes com a homenagem", disse a mãe do vereador.

Prefeito Luciano Barbosa e o filho, o deputado federal Daniel Barbosa, ao lado da mãe e da irmã do vereador Fábio Henrique. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Na sequência, o prefeito, acompanhado do filho, o deputado federal Daniel Barbosa e de alguns vereadores e assessores, se encaminhou à Rua 30 de Outubro, onde passou as tropas do Tiro de Guerra do Exército em revista. Ao lado do Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente-Coronel Luciano Felizardo e do Secretário Municipal da Ordem Pública, Coronel Ênio Bolivar, Luciano Barbosa também seguiu o mesmo protocolo com as tropas do 3ºBPM, passando-as em revista.

Prefeito Luciano Barbosa passa as tropas em revista. Foto: Giovani Luiz-7Segundos  

O prefeito fez o percurso de volta ao palanque oficial com o neto Miguel, de 6 meses, nos braços. Miguel é filho do deputado federal, Daniel Barbosa. No trajeto, algumas pessoas até pediram para tirar foto ao lado dos dois.

Prefeito com o neto, Miguel nos braços. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Após o retorno ao palanque, foi executado o hino de Arapiraca, abrindo oficialmente o desfile cívico-militar, que contou a participação de dezenas de entidades e instituições civis e militares.

O Tiro de Guerra do Exército, como já é tradição, abriu o desfile, seguido pelas guarnições do 3ºBPM, que deram demonstrações ao público de algumas ações de enfrentamento ao crime na região.

Alunos do Colégio Tiradentes, onde a policial militar Cibelly Barboza Soares, lecionava, prestaram uma homenagem à policial, que morreu após ser atropelada enquanto pedalava às margens da AL-220 em Arapiraca no dia 14 de outubro. Os alunos seguravam uma faixa com os dizeres "saudades eternas, obrigado por fazer parte da nossa história".

Homenagem à PM Cibelly Soares feita pelos alunos do Colégio Tiradentes. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Na sequência, houve o desfile das guarnições do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7ºGBM), da Guarda Municipal de Arapiraca com a execução do hino do município à capela, Grupo de Escoteiros Marechal Batista Mascarenhas de Moraes, dos Desbravadores Aventureiros, Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR), entidades públicas e filantrópicas que cuidam de pessoas especiais e de pacientes com câncer, além das escolas das redes privada e pública municipal de ensino.

O prefeito Luciano Barbosa esteve no palanque, acompanhado por vários secretários de sua gestão, vereadores, do Comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Luciano Felizardo, do filho, o deputado federal Daniel Barbosa, e do padre Paulo, pároco da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho.

O desfile terminou à noite. Uma das escolas que desfilaram fez uma homenagem especial À Arapiraca, soltando balões coloridos de uma caixa de presentes gigante levada para a frente do palanque, onde estavam as autoridades.

Assista à reportagem em vídeo logo abaixo: