Cultura

Arapiraca sedia Festival Nacional de Repentistas em novembro

Pelo segundo ano consecutivo, Prefeitura Municipal investe e valoriza a arte regional

Por 7Segundos com Assessoria 03/11/2023 17h05
Arapiraca sedia Festival Nacional de Repentistas em novembro
Assim como em 2022, município valoriza a arte do repente em mais um ano - Foto: Ascom/Arapiraca

Em mais um ano, Arapiraca vai valorizar os artistas da poesia falada e rimada, sediando o Festival Nacional de Repentistas. O evento acontece no dia 16 de novembro, na Praça Higino Vital, bairro Canafístula, e é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Os competidores deste ano incluem uma lista impressionante de repentistas e artistas, que virão de diversos estados nordestinos trazendo na bagagem uma rica vivência na tradição oral. Entre os repentistas concorrentes estão Ivanildo Vila Nova e Gilberto Alves, Felipe Pereira e Hipólito Moura, Raimundo Caetano e Helânio Moreira, Rogério Meneses e João Lídio, Zé Viola e André Santos, e Sebastião Dias e Luciano Leonel.

“O prefeito Luciano Barbosa é um grande apoiador desse movimento artístico que é tão simbólico para a cultura nordestina, e nossa cidade se destaca em trazer esses artistas que mantém viva essa manifestação”, declarou a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque.

Ainda dentro da programação, Max Rocha e Pedro Lavandeira se destacam como emboladores, e a dupla composta por Santinha Maurício e Lucinha Saraiva traz uma dimensão especial ao evento, com a participação feminina. Cícero Souza e Luiz do Nascimento representam o talento local de repentistas.

A comissão julgadora será composta por Djair Olímpio, Miro Pereira, Jénerson Alves, Zé Oliveira e Espingarda do Cordel. A apresentação e coordenação do festival ficará a cargo de Iponax Vila Nova