Arapiraca

Arapiraca é referência em tratamento contra câncer de próstata para municípios da 2ª macrorregião

45 municípios do Agreste e Sertão utilizam os serviços de saúde da Capital do Agreste

Por 7Segundos 11/11/2023 08h08
Arapiraca é referência em tratamento contra câncer de próstata para municípios da 2ª macrorregião
Arapiraca é referência no tratamento de câncer de próstata para pacientes de 45 municípios alagoanos - Foto: Ilustração

Enquanto o Brasil mergulha no mês de conscientização do câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul, a cidade de Arapiraca assume um papel de liderança no combate a essa doença devastadora. Na Capital do Agreste, a campanha tem um significado especial, uma vez que a cidade se tornou, ao longo dos anos, uma referência no tratamento oncológico para os 45 municípios que compõem a 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o ano de 2023, o câncer de próstata é esperado para ser o tipo mais incidente em Alagoas, excluindo o câncer de pele não melanoma. Estima-se que cerca de 930 novos casos surjam ao longo do ano no estado. Esses números são alarmantes e destacam a necessidade urgente de conscientização e prevenção.

Arapiraca, que já desempenha um papel crucial na luta contra o câncer de próstata, é fundamental na oferta de tratamento para essa doença na 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas. Os números revelam a gravidade da situação: em setembro de 2023, aproximadamente 376 pacientes estavam em tratamento quimioterápico com diagnóstico de câncer de próstata na cidade. Esse dado demonstra a importância da estrutura de saúde de Arapiraca e sua capacidade de resposta a uma demanda crescente.

"O Novembro Azul é mais do que apenas uma campanha de conscientização; é uma chamada à ação para que os homens cuidem e procurem atendimento com profissionais de saúde. A detecção precoce é crucial para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido, e é por isso que a cidade de Arapiraca e a 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas estão unindo esforços para incentivar os homens a procurarem assistência médica", explica o coordenador da Rede de Atenção a Pessoas com Doenças Crônicas, Marinaldo Nogueira.

Em Arapiraca, diversas ações estão sendo realizadas ao longo do mês de novembro para aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e incentivar a realização de exames preventivos. Isso inclui palestras educacionais em escolas, empresas e centros de saúde, além de consultas médicas gratuitas para os homens que desejam fazer o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), um dos principais indicadores de saúde da próstata.