Arapiraca

Procon Arapiraca ressalta importância da educação financeira na hora das compras

Consumidores devem praticar a compra responsável e estarem atentos às ofertas tentadoras

Por 7Segundos com Assessoria 22/11/2023 17h05
Procon Arapiraca ressalta importância da educação financeira na hora das compras
Órgão orienta consumidores para Black Friday - Foto: Reprodução/Internet

Com a chegada da Black Friday na sexta-feira (24), uma das maiores datas do comércio mundial, consumidores estão atentos aos descontos tentadores. Por isso, o Procon Arapiraca dá algumas orientações para que os consumidores possam seguir as compras de forma responsável, além de evitar armadilhas, problemas e até cair em golpes.

Segundo o órgão, é fundamental checar os preços do produto desejado antes da data da Black Friday, para verificar a real vantagem dos descontos oferecidos. Além disso, verificar a reputação e confiabilidade das lojas é fundamental para evitar golpes ou fraudes, por isso, o consumidor deve evitar sites desconhecidos ou pouco confiáveis para a segurança das transações online.

O coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro Oliveira, destaca que também é imprescindível saber se o produto desejado será necessário. “Temos que ter uma educação financeira. Não adianta comprar por comprar. Muita gente acaba entrando num desequilíbrio financeiro, comprando por comprar, sem necessidade, e depois não conseguindo pagar e tendo a restrição enquanto consumidor. Temos que comprar que a gente sinta a necessidade, esse é o primeiro passo para as compras de fim de ano”, ressalta ele.

Ainda segundo ele, os direitos e garantias são distintos nas modalidades presencial e on-line. “Quando compramos diretamente na loja, não temos direito ao arrependimento e troca, exceto se o lojista, por liberalidade, anunciar esse prazo. Isso fica a cargo do fornecedor. Mas pela internet, tem até sete dias para se arrepender e trocar o produto”, explica.

“Antes de finalizar a compra, é importante garantir que os preços e descontos anunciados estejam refletidos no valor total a ser pago. Salvar comprovantes de compra, contratos e registros de transações é importante para resolver possíveis problemas futuros”, finaliza o coordenador.

Para mais informações, denúncias ou esclarecimento de dúvidas, o Procon Arapiraca está disponível através dos canais oficiais: (82) 3522-1010 ou (82) 98213-9046, e-mail [email protected] e instagram do órgão: @proconarapiraca.