Saúde

No Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil, Alexandre Ayres destaca projeto de lei de sua autoria

"O diagnóstico precoce salva vidas e esse é nosso objetivo criando essa Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica”, concluiu o deputado.

Por 7Segundos com Assessoria 23/11/2023 18h06
No Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil, Alexandre Ayres destaca projeto de lei de sua autoria
deputado Alexandre Ayres (MDB) - Foto: Assessoria

No Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil, celebrado nesta quinta-feira (23), o deputado Alexandre Ayres (MDB) destacou o projeto de lei 294/2023, de sua autoria, já aprovado na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que institui a Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica em Alagoas. A proposta visa contribuir para o enfrentamento dos diferentes tipos de câncer nas crianças e adolescentes de todo o estado.

Atento à importância do assunto para a população alagoana, o parlamentar reforçou que matéria tem por objetivo aumentar os índices de sobrevida, reduzir a mortalidade, reduzir o abandono ao tratamento e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer, por meio de ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos.

"As causas do câncer infantil têm uma associação com causas genéticas, para as quais os métodos de prevenção de câncer em adultos não se aplicam na maioria dos casos, e as políticas públicas vigentes têm como essência o modelo de câncer de adultos, que é muito distinto do perfil de doença agressiva e de maior complexidade característica da maioria dos tumores pediátricos", explicou Ayres.

“O câncer é a doença que mais mata crianças e jovens em todo o Brasil. Essa aprovação representa um importante avanço no combate ao câncer infantojuvenil. Um terço das mortes causadas pelo câncer infantojuvenil sequer chegam a receber diagnóstico. O diagnóstico precoce salva vidas e esse é nosso objetivo criando essa Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica”, concluiu o deputado.