Mundo

Avião com mais 48 repatriados da Faixa de Gaza decola do Egito a caminho do Brasil

De acordo com o governo, o grupo conta com 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres e quatro homens adultos

Por 7Segundos com Terra 11/12/2023 06h06
Avião com mais 48 repatriados da Faixa de Gaza decola do Egito a caminho do Brasil
Avião com mais 48 repatriados da Faixa de Gaza decola do Egito a caminho do Brasil - Foto: Reprodução

Mais um grupo de repatriados da Faixa de Gaza está a caminho do Brasil, informou o governo neste domingo, 10. Segundo o Palácio do Planalto, decolou do Cairo, no Egito, às 19h03 (14h03 no horário de Brasília), a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira, com 48 repatriados. A previsão é que a aeronave chegue à Base Aérea de Brasília às 3h20 da madrugada desta segunda-feira, 11.

De acordo com o governo, o grupo, afetado pela guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, conta com 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos. Entre eles, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 37 palestinos. "Desde o início do conflito no Oriente Médio, agora são 1.525 passageiros e 53 animais domésticos repatriados em 11 voos da Força Aérea Brasileira, com três tipos de aeronave. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde se envolveram na logística. Mais de 3 mil refeições foram servidas em mais de 330 horas de voo sobre 16 países", informou o Planalto.

A nota afirma ainda que, de uma lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram a saída negada, incluindo sete brasileiro-palestinos. Com isso, alguns familiares dos que não foram autorizados também acabaram desistindo.

Dos 78 previstos na lista autorizada, 47 cruzaram a fronteira. "Hoje, uma jovem de 22 anos, que havia cruzado a fronteira dias antes com o marido canadense, se juntou aos resgatados que virão ao Brasil. Ela é filha de uma das integrantes do grupo de repatriados em Gaza", disse o Planalto.

Este é o segundo grupo de brasileiros retirados da Faixa de Gaza. O primeiro grupo, composto por 32 pessoas, chegou ao País em 13 de novembro.