Devido ao período eleitoral, prefeituras e câmaras municipais tem até junho para realizarem concursos e PSS
Instituições devem se ajustar ao calendário eleitoral

Prefeituras e Câmaras Municipais de Alagoas precisam correr e ficar atentas ao calendário eleitoral, se quiserem nomear novos servidores aprovados em concursos ou PSS em 2024. No âmbito municipal, a nomeação dos aprovados em concursos ou PSS para preencher os cargos públicos só poderá ocorrer até a primeira semana de julho de 2024, três meses antes das eleições marcadas para 6 de outubro (primeiro turno).
Os concursos e PSS precisam ser realizados o mais rápido possível para dar conta deste prazo, com resultados e nomeações dos aprovados realizadas dentro do período estabelecido pela legislação. As restrições para contratação são impostas pela Lei das Eleições – Lei n° 9.504/1997, art. inciso V.
É permitida a realização de concursos públicos em ano eleitoral. No entanto, a legislação proíbe o provimento de cargos públicos dentro do período da campanha eleitoral. Esta limitação é válida para nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o primeiro turno (6 de outubro) até a posse dos prefeitos e vereadores eleitos, ou seja, de 5 de julho de 2024 a 1°de 2025.
Isto significa, que Prefeituras e Câmaras Municipais têm que se ajustar ao calendário eleitoral e acelerar a realização dos certames caso necessitem nomear pessoal ainda durante o ano de 2024. Se caso os aprovados não forem nomeados até a primeira semana de julho, só será permitido fazê-lo em 1° de janeiro de 2025. Para que a lei seja cumprida, a instituição vigilante, O Ministério Público, atua de forma veemente.
Uma das maiores organizadoras de concursos e PSS do Nordeste, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) atua em conjunto com o Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Copeve/Ufal) e mantêm um canal de comunicação e orientação para gestores e órgãos públicos que necessitem realizar concursos ou PSS. O canal para consultas é fone (82) 2122 5327 ou (82) 2122 5353.
Últimas notícias

Morre empresária arapiraquense Maria de Lourdes esposa de José Mazzarope

Infectologista da Sesau alerta sobre como se proteger de doenças virais respiratórias

Lula reclama do preço do ovo e procura por ‘ladrão’: ‘Alguém está passando a mão’

Indústria de Alagoas pode reduzir captação de mananciais com reúso de efluentes

Paulo Dantas entrega pavimentação em Major Izidoro

Tia Júlia visita obras de reforma e ampliação do CRAS de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
