Devido ao período eleitoral, prefeituras e câmaras municipais tem até junho para realizarem concursos e PSS
Instituições devem se ajustar ao calendário eleitoral

Prefeituras e Câmaras Municipais de Alagoas precisam correr e ficar atentas ao calendário eleitoral, se quiserem nomear novos servidores aprovados em concursos ou PSS em 2024. No âmbito municipal, a nomeação dos aprovados em concursos ou PSS para preencher os cargos públicos só poderá ocorrer até a primeira semana de julho de 2024, três meses antes das eleições marcadas para 6 de outubro (primeiro turno).
Os concursos e PSS precisam ser realizados o mais rápido possível para dar conta deste prazo, com resultados e nomeações dos aprovados realizadas dentro do período estabelecido pela legislação. As restrições para contratação são impostas pela Lei das Eleições – Lei n° 9.504/1997, art. inciso V.
É permitida a realização de concursos públicos em ano eleitoral. No entanto, a legislação proíbe o provimento de cargos públicos dentro do período da campanha eleitoral. Esta limitação é válida para nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o primeiro turno (6 de outubro) até a posse dos prefeitos e vereadores eleitos, ou seja, de 5 de julho de 2024 a 1°de 2025.
Isto significa, que Prefeituras e Câmaras Municipais têm que se ajustar ao calendário eleitoral e acelerar a realização dos certames caso necessitem nomear pessoal ainda durante o ano de 2024. Se caso os aprovados não forem nomeados até a primeira semana de julho, só será permitido fazê-lo em 1° de janeiro de 2025. Para que a lei seja cumprida, a instituição vigilante, O Ministério Público, atua de forma veemente.
Uma das maiores organizadoras de concursos e PSS do Nordeste, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) atua em conjunto com o Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Copeve/Ufal) e mantêm um canal de comunicação e orientação para gestores e órgãos públicos que necessitem realizar concursos ou PSS. O canal para consultas é fone (82) 2122 5327 ou (82) 2122 5353.
Últimas notícias

Camaleão é resgatado dentro de residência em Arapiraca

Três pessoas são resgatadas após afogamento na Praia do Francês
![[Vídeo] Quase 500 histórias reais: “Raízes de Arapiraca” celebra trajetória do povo arapiraquense](https://img.7segundos.com.br/ghjTWTdebyjIFP5XG1n_xUX6WAA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-13-at-170956.jpeg)
[Vídeo] Quase 500 histórias reais: “Raízes de Arapiraca” celebra trajetória do povo arapiraquense

Receita Federal apreende 389 canetas de Mounjaro no Aeroporto do Recife; carga avaliada em R$ 1 milhão

Nenhum curso de medicina do Nordeste alcança nota máxima em avaliação do MEC

Governo de Alagoas promove a 1ª Corrida Azul pela conscientização do autismo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
