Devido ao período eleitoral, prefeituras e câmaras municipais tem até junho para realizarem concursos e PSS
Instituições devem se ajustar ao calendário eleitoral
Prefeituras e Câmaras Municipais de Alagoas precisam correr e ficar atentas ao calendário eleitoral, se quiserem nomear novos servidores aprovados em concursos ou PSS em 2024. No âmbito municipal, a nomeação dos aprovados em concursos ou PSS para preencher os cargos públicos só poderá ocorrer até a primeira semana de julho de 2024, três meses antes das eleições marcadas para 6 de outubro (primeiro turno).
Os concursos e PSS precisam ser realizados o mais rápido possível para dar conta deste prazo, com resultados e nomeações dos aprovados realizadas dentro do período estabelecido pela legislação. As restrições para contratação são impostas pela Lei das Eleições – Lei n° 9.504/1997, art. inciso V.
É permitida a realização de concursos públicos em ano eleitoral. No entanto, a legislação proíbe o provimento de cargos públicos dentro do período da campanha eleitoral. Esta limitação é válida para nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o primeiro turno (6 de outubro) até a posse dos prefeitos e vereadores eleitos, ou seja, de 5 de julho de 2024 a 1°de 2025.
Isto significa, que Prefeituras e Câmaras Municipais têm que se ajustar ao calendário eleitoral e acelerar a realização dos certames caso necessitem nomear pessoal ainda durante o ano de 2024. Se caso os aprovados não forem nomeados até a primeira semana de julho, só será permitido fazê-lo em 1° de janeiro de 2025. Para que a lei seja cumprida, a instituição vigilante, O Ministério Público, atua de forma veemente.
Uma das maiores organizadoras de concursos e PSS do Nordeste, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) atua em conjunto com o Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Copeve/Ufal) e mantêm um canal de comunicação e orientação para gestores e órgãos públicos que necessitem realizar concursos ou PSS. O canal para consultas é fone (82) 2122 5327 ou (82) 2122 5353.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
