Saúde

Secretaria de Saúde de Arapiraca informa sobre surto de varicela em escola do bairro Mangabeiras

A doença, mais conhecida como catapora, é uma infecção viral aguda, contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa

Por 7Segundos com Assessoria 09/01/2024 17h05 - Atualizado em 09/01/2024 19h07
Secretaria de Saúde  de Arapiraca informa sobre surto de varicela em escola do bairro Mangabeiras
Infecção por varicela (catapora) - Foto: Getty Images

A Secretaria de Saúde de Arapiraca informou através do Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (09) a ocorrência de um surto de varicela (catapora), identificado no Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães, localizado no bairro Mangabeiras, em Arapiraca.

Até o momento, foram registradas a ocorrência de 17 casos, sendo 15 crianças entre 1 e 5 anos de idade e 2 adultos (funcionários da creche). Dentre as crianças que apresentaram a doença, oito encontravam-se com atraso vacinal, informou a secretaria.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, a vacinação é a principal medida de prevenção contra a varicela, disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) para crianças a partir dos 15 meses de idade.

Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, define-se como surto a ocorrência de número de casos acima do limite esperado, com base nos anos anteriores ou casos agregados em instituições de longa permanência, hospitais, creches, escolas e população privada de liberdade, entre outros.

Medidas

As medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca são as seguintes:

-Articulação como Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães e a Unidade Básica de Saúde de referência para coleta de informações sobre os casos.

-Elaboração de Alerta Epidemiológico.

-Orientações a cerca das medidas de controle e importância da vacinação.

-Orientações quanto à população vulnerável (gestantes, menores de ano e imunossuprimidos), reforçando a vigilância e os cuidados.

-Articulação com o Departamento Estadual de Imunização para apoio nas ações e insumos.

-Ação no Centro Educacional, em conjunto com a Atenção à Saúde e Rede de Frio do município para orientação aos pais e responsáveis acerca da varicela, conferência de cartões de vacina e vacinação das crianças com esquema vacinal em atraso, de acordo com a disponibilidade de insumos do município.

Varicela


A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma infecção viral aguda, altamente contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa, por meio de contato direto ou de secreções respiratórias e, mais raramente, através de contato com as lesões de pele.

De forma indireta, pode ser transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.

Todos os indivíduos são suscetíveis à varicela. A infecção confere imunidade permanente, embora, raramente, possa ocorrer um segundo episódio de varicela.

As suas manifestações clínicas incluem febre baixa, dor de cabeça e vômito, podendo durar de horas até três dias, seguidos do aparecimento de erupções cutâneas pápulo-vesiculares, que se iniciam na face, no couro cabeludo ou no tronco e podem se estender por outras partes do corpo, como parte superior das axilas e nas membranas mucosas da boca e das vias aéreas superiores. 

As vacinas são a principal forma de prevenção contra a varicela. No Brasil, encontram-se disponíveis no Sistema Único de Saúde(SUS), na rotina de vacinação das crianças, as vacinas tetraviral, administrada aos 15 meses de vida em dose única e vacina monovalente contra varicela, administrada aos 4anos de idade.

Medidas de Prevenção e Controle


-Medidas de higiene: lavar as mãos após tocar nas lesões.
-Atualização da situação vacinal.
-Isolamento: crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, através do setor de Vigilância Epidemiológica, informou ainda que segue em constante monitoramento da situação epidemiológica. 

O Boletim Epidemiológico tem como objetivo apoiar na divulgação rápida e eficaz de conhecimentos às populações, parceiros e partes intervenientes possibilitando o acesso às informações fidedignas que possam apoiar nos diálogos para tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública.

Confira o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde de Arapiraca, na íntegra, através do link: https://web.arapiraca.al.gov.b...