Ordem de serviço para construir ponte que vai integrar Alagoas e Sergipe é assinada em Penedo
Cerimônia reuniu várias autoridades do governo federal e de AL e SE

Treze de janeiro de 2024. Nesta data, um passo definitivo foi dado para a concretização de um sonho de alagoanos e sergipanos, principalmentes das cidades mais próximas da foz do Rio São Francisco.
Neste sábado, a ordem de serviço para construir uma ponte entre Penedo-AL e Neópolis-SE foi assinada, ato realizado na capital do Baixo São Francisco que uniu o povo com ministros, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores.
“Estamos vivendo hoje um momento histórico, aqui na nossa cidade de Penedo. Um sonho antigo de várias gerações de penedenses, que era ter a ponte entre Penedo e Neópolis, se torna realidade e eu me sinto muito feliz por viver esse momento, até porque eu venho trabalhando nessa ponte há muitos anos”, afirmou o Prefeito Ronaldo Lopes.
Em entrevista para a imprensa, ele relatou seu empenho em favor dos ribeirinhos.
“Ainda como vice-prefeito, eu procurei o então deputado federal Renan Filho para que ele colocasse os recursos para que nós pudéssemos fazer o projeto dessa ponte. Ele acatou, destinou metade do valor e o senador Renan Calheiros destinou a outra metade”, iniciativa indispensável para executar o investimento retomado em 2023.
“Quando o Senador Renan Filho assumiu o cargo de ministro dos transportes, nós conversamos com ele durante sua posse, e ele disse: Ronaldo, agora é a hora de fazer a ponte Penedo-Neópolis. Então eu quero agradecer principalmente ao ministro Renan Filho por tornar realidade esse sonho tão antigo de todos nós penedenses; ao Senador Renan Calheiros e ao Presidente Lula”, destacou Ronaldo Lopes.
O Ministro dos Transportes que recebeu na cerimônia o título de cidadão honorário penedense, honraria concedida pela Câmara de Vereadores, informou que as obras físicas começam em dois meses.
“A gente autorizou e o presidente Lula já garantiu orçamento da ordem de 30 milhões para esses primeiros meses da obra que vai custar 202 milhões de reais e a gente espera entrega-lá ao povo de Penedo em dois anos e meio, eu vou lutar por isso”, pontou Renan Filho, enaltecendo o trabalho do prefeito penedense.
“A atuação do Ronaldo Lopes é importante para Alagoas porque só ajuda em todos os aspectos, uma pessoa que colaborou decisivamente no projeto e ajuda agora no licenciamento ambiental. Com Ronaldo à frente da prefeitura, Penedo está bem representada para que a gente toque projetos importantes como essa ponte”, frisou Renan Filho em entrevista exclusiva para a Secom da Prefeitura de Penedo.

Assinatura da Ordem de Servilo para construção da ponte entre Penedo-AL e Neópolis-SE. Foto: Ascom/PMP
Ele acrescentou ainda que a obra vai federalizar duas rodovias estaduais, a que liga Neópólis até a BR-101 e a AL 105, entre Penedo e Pindorama. A importância da obra de infraestrutura viária também foi observada pelo Governador Paulo Dantas.
“Esta é uma obra da integração, uma obra que vai promover empregos, promover oportunidades, desenvolvimento, vai conectar os dois estados. Penedo e Neópolis deixarão de ser fim de linha e isso é fundamental para atrair investimentos privados, abrir novas empresas e abrir novos postos de serviço, que é o que todos nós queremos”, argumentou Dantas sobre a mesma linha de raciocínio do Governador de Sergipe.
“Muito mais do que ligar dois povos irmãos, a ponte vai trazer o desenvolvimento tão aguardado por todos nós. O melhor programa social que existe é o emprego, é o que transforma a sociedade e essa ponte vai trazer emprego, vai materializar em concreto o sonho de várias mãos”, disse Fábio Mitidieri.
A ponte entre Penedo e Neópolis terá uma extensão de aproximadamente 1 km e 200 metros, com 18 metros de largura, vãos laterais de 75 metros e vão central de 150 metros.
Além do orçamento do governo federal, a obra conta com recursos destinados por parte da bancada de Alagoas, conforme destacaram os parlamentares que prestigiaram a solenidade.
“Quero destacar também, que além da capacidade do ministro Renan Filho, existe uma pessoa que não está aqui presente, mas tem compromisso com ação. E foi graças a ele que essa ponte está tendo seu lançamento”, frisou o Deputado Federal Paulão (PT), referindo-se ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ordem de serviço foi assinada pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho; pelo Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; pelo Governador de Alagoas, Paulo Dantas; pelo Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes; pelo Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; pelo Prefeito de Neópolis, Célio de Zequinha; e pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão.
Últimas notícias

Poliana Rocha: conselheiro tutelar fala sobre polêmica de “adoção”

Campanha de vacinação antirrábica inicia no sábado (11) em Maceió; confira os locais

Cadela cai em aquário ao tentar “nadar” com irmãos pets

O PlayStation que pode virar uma relíquia da Igreja Católica

Arapiraca emite alerta após internação de pacientes por aplicação de silicone industrial por dentista

Empresário agride namorada em elevador de luxo em hotel; mulher ficou ensanguentada
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
