Arapiraca

[Vídeo] Usuários da Unimed em Arapiraca fazem manifestação contra descredenciamento de clínica de fisioterapia

Eles alegam que fim do contrato trará prejuízos ao tratamento de adultos e crianças, algumas com paralisia cerebral e autismo

Por 7Segundos 19/01/2024 16h04 - Atualizado em 19/01/2024 16h04
[Vídeo] Usuários da Unimed em Arapiraca fazem manifestação contra descredenciamento de clínica de fisioterapia
Usuários na porta da Unimed em Arapiraca aguardando resposta da operadora de plano de saúde - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Um grupo de cerca de 25 usuários de planos de saúde da Unimed Metropolitana do Agreste, sediada na cidade de Arapiraca, região Agreste de Alagoas, foram para a porta da operadora de plano de saúde fazer uma manifestação pacífica na tarde desta quinta-feira (18).

O que motivou a manifestação é a previsão de descredenciamento de uma clínica de fisioterapia localizada no bairro Capiatã, próximo ao Centro de Arapiraca, previsto para ocorrer no início do mês de fevereiro.

O grupo que participou da manifestação informou à equipe de reportagem do Portal7Segundos que cerca de 150 usuários do plano podem ser prejudicados com o descredenciamento da clínica. Eles disseram que foram pegos de surpresa com a notícia e que não foram informados pela Unimed sobre a decisão e nem o motivo do término do contrato entre a operadora de plano de saúde e a clínica.

As pessoas atendidas pela clínica afirmaram ainda que que estão tentando há mais de 15 dias, reverter essa situação e não conseguem uma resposta da Unimed em relação ao motivo desse descredenciamento. Eles não estão aceitando essa decisão também porque consideram o atendimento da clínica muito bom e os profissionais dedicados aos pacientes.

Eles alegam que pagam caro pelo plano de saúde e por esse motivo, teriam o direito de permanecer com a clínica e ainda, que essa decisão não poderia ser tomada sem serem consultados ou avisados pela Unimed.

As pessoas que fizeram a denúncia temem o rompimento do contrato com a clínica de reabilitação quebre o vínculo criado dentre os pacientes e equipe de profissionais da clínica. 

Eles alegam que serão prejudicados como usuários, assim com seus filhos, pois muitas dessas pessoas são pais e mães de crianças com autismo e paralisia cerebral que já estão com o processo de tratamento de fisioterapia bastante avançados na clínica que em breve será descredenciada pela Unimed.

Ou seja, essa readequação dos trabalhos com outros profissionais poderia retardar o andamento do processo de reabilitação física e motora dos pacientes, já acostumados e adaptados aos atuais profissionais da clínica, de acordo com o relato dos usuários.

Outro motivo de reclamação é que na clínica onde eles ainda fazem o tratamento há a flexibilidade de horário, com o atendimento sendo feito até no período noturno, até às 20h00.

Os usuários também informaram à reportagem que receberam a informação da Unimed de que a intenção seria que todos os usuários da clínica ou a maioria deles, migrasse para realizar as sessões de fisioterapia na clínica de fisioterapia da própria Unimed de Arapiraca, localizada em sua sede, no bairro Zélia Barbosa Rocha.

O receio é que a Unimed não tenha condições de acomodar todos os cerca de 150 usuários e/ou dependentes da clínica nos horários disponibilizados pela operadora futuramente e que isso afetaria a rotina dessas pessoas, prejudicando tratamento.

Essa informação também causou uma certa revolta por conta da distância da sede da Unimed em relação à região central da cidade, o que iria aumentar os custos com transporte por parte dos beneficiários.

Veja mais detalhes na reportagem em vídeo sobre o caso e após o link, na sequência, confira a resposta da Unimed em relação à reivindicação dos usuários que fizeram a manifestação. 

Após contato com a assessoria de comunicação da Unimed Metropolitana do Agreste, a operadora de plano de saúde informou ao 7Segundos, através de nota, que vai passar a ampliar a partir deste sábado (20) o serviço de fisioterapia prestado pela Unimed em Arapiraca em sua clínica e que a mesma irá funcionar em horário estendido das 08h00 às 18h00 para melhor atender aos seus usuários e, ainda que dispõe de todas as acomodações necessárias para realizar o serviço. Leia a nota na íntegra, logo abaixo:

A Unimed Metropolitana do Agreste amplia a partir deste dia 20 de janeiro o serviço de fisioterapia na clínica da cooperativa, localizada na sede própria, em Arapiraca. Além de mais profissionais na equipe de fisioterapeutas para o atendimento dos beneficiários, a clínica passa a funcionar em horário ampliado das 8h às 18h e dispõe de todas as condições técnicas e de acomodação para o serviço, incluindo conforto, segurança e estacionamento para os clientes. As medidas adotadas visam levar ainda mais benefícios e humanização no tratamento dos pacientes em atendimento. 

A Unimed informou, ainda, que os usuários da Clínica Real encaminhados para tratamento podem seguir com a fisioterapia na Clínica da Unimed ou em outra clínica credenciada pela cooperativa: 

"A Clínica Real segue com outros atendimentos aos beneficiários. Apenas o serviço de fisioterapia teve descredenciamento", informou a operado de plano de Saúde.

De acordo com o fisioterapeuta e coordenador da clínica de fisioterapia da Unimed Metropolitana do Agreste, João Ewerthon, a clínica possui uma estrutura muito ampla e uma gama de equipamentos modernos que visam atender ao bem estar do beneficiário.

"Nossa clínica possui uma estrutura física e humana altamente qualificada, de excelência e diferenciada que promove uma resolutividade para as demandas advindas de nossos pacientes", informou o fisioterapeuta.