Seduc terá mais de 16 mil vagas em cursos de educação profissional na rede estadual
Oferta abrange escolas de Ensino Médio parcial e Integral e também mulheres em situação de vulnerabilidade
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai ofertar mais de 16 mil vagas em cursos de educação profissional para turmas de ensino médio e mulheres em vulnerabilidade social. A oferta contempla os cursos de programas do Governo Federal, parcerias com Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sistema S (Senai/Sest/Senat) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Oxetech/Google).
“A oferta de educação profissional para o ano letivo 2024 foi construída tendo como foco os nossos estudantes do ensino médio da escola em tempo integral. Iremos oferecer cursos técnicos em diversas áreas e articulados com o setor produtivo. Há ainda a continuação da parceria com o Ifal e o Sistema S na oferta de cursos técnicos e de Formação Inicial Continuada (FIC). Uma outra oferta é o Programa Mulheres Mil, no qual foi feito um mapeamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social de forma a termos a oferta contemplando as 13 regionais de Educação do estado”, explica a gerente para Fortalecimento da Educação Profissional da Seduc, Clerisvalda Menezes.
Ofertas
No caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec) - Bolsa Formação, serão disponibilizadas, inicialmente, 100 vagas para cursos técnicos nas escolas em tempo integral. Posteriormente, com a oferta da repactuação dos saldos do programa, serão oferecidas mais 5.600 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Gestão e Negócios; Recursos Naturais; Informação e Comunicação; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção Cultural e Design; Controle e Processos Industriais.
Além disso, a Seduc dará continuidade à oferta de cursos de educação profissional em parceria com o Ifal e o Sistema S, que, em 2023, teve início com 200 alunos das turmas de 2ª séries e, este ano, continua com as turmas de 3ª séries do Ensino Médio em tempo Integral. São três cursos técnicos com oferta em Marechal Deodoro (Técnico em Serviços de Restaurante e Bar), Murici (Técnico em Informática); Carneiros (Técnico em Administração) e uma turma com cinco cursos FIC em Olho d’Água Grande (Almoxarife; Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Vendedor e Recepcionista).
Também estão previstas dez mil vagas pelo Programa Oxetech, uma parceria entre Secti e a Seduc apoiada pela Google, em cursos na área de tecnologia.
Por fim, ainda serão oferecidas 906 vagas para cursos do programa do Governo Federal Mulheres Mil, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A oferta será distribuída nos municípios de Maceió, Coruripe, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, Murici, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Penedo, Porto Calvo, Delmiro Gouveia e Rio Largo.
Para o servidor
Mas a oferta de formação não contempla apenas estudantes da rede estadual. Por meio do Programa Proservidor, a Seduc vai oferecer cursos técnicos para seus servidores de nível médio que estejam em efetivo exercício para que estes possam progredir na carreira.
Últimas notícias
Suspeito de matar advogada no Benedito morre em confronto com a polícia
Homem de 22 anos e mãe de adolescente são presos por suspeita de estupro de vulnerável
Projeto de R$ 500 mil atenderá 280 mulheres em Palmeira dos Índios
Rodrigo Cunha entrega Gigantinho Oiticica com capacidade para 600 crianças
PGE avaliza doação de imóvel para aeródromo de Delmiro Gouveia
Concurso do Procon: candidatos sem isenção devem pagar taxa até sexta
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
