Polícia

Aumento alarmante de golpes por ligação telefônica e mensagens ameaçam arapiraquenses

Muitos golpistas criam uma atmosfera de confiança para colher dados pessoais e bancários das vítimas

Por 7Segundos 29/01/2024 18h06
Aumento alarmante de golpes por ligação telefônica e mensagens ameaçam arapiraquenses
Tentativa de golpe - Foto: Reprodução/Whatsapp

Internautas do Portal 7Segundos entraram em contato com a redação para relatar um crescente número de casos de golpes e tentativas de golpes realizados via ligação telefônica e mensagens via WhatsApp e SMS em Arapiraca.

Um dos denunciantes relatou ter recebido uma ligação de uma atendente telefônica, aparentemente educada e seguindo o padrão de telemarketing. A atendente solicitou informações pessoais, incluindo o CPF, levando o denunciante a suspeitar de uma oferta de cartão de crédito. A ligação encerrou abruptamente.

Minutos depois, a vítima recebeu uma mensagem no WhatsApp de uma pessoa que se identificou como advogada de conciliação do banco Bradesco, alertando sobre uma dívida prestes a ser protestada em cartório. Desconfiado, o denunciante consultou o banco, que confirmou a inexistência de qualquer dívida vinculada ao seu CPF, indicando claramente uma tentativa de golpe.

“O que me intriga é como essas pessoas conseguem nossos dados, que deveriam ser sigilosos. É um absurdo sem tamanho e serve de alerta para outras pessoas”, finalizou.

Outros relatos recebidos pelo Portal 7Segundos envolvem mensagens via SMS, onde golpistas informam sobre uma suposta tentativa de compra no cartão de crédito. As vítimas são orientadas a ligar para um número 0800 para contestar a transação. Ao fazer a ligação, são atendidas por um sistema de telemarketing profissional, com mensagens bem elaboradas e, ao final, por uma atendente humana.

“A atmosfera de confiança criada pelos golpistas é tão grande que você é induzido a passar seus dados bancários. No final, eu só percebi se tratar de um golpe porque a atendente me informou que eu receberia um código via SMS e que eu deveria confirmá-lo para dar prosseguimento a contestação da compra. Mas esse SMS era, na verdade, um código para confirmar a transferência do número de WhatsApp para outro aparelho”, disse outra vítima.