Sertão

Moradores de cidades do Sertão denunciam água barrenta e com forte odor na rede de abastecimento da região

Em nota, a Casal informou que a coloração e turbidez são por causa das chuvas que atingiram o Sertão

Por 7Segundos 30/01/2024 11h11
Moradores de cidades do Sertão denunciam água barrenta e com forte odor na rede de abastecimento da região
Moradores denunciam água barrenta em São José da Tapera - Foto: Reprodução

Tomar banho e cozinhar virou uma preocupação para alguns moradores do Sertão de Alagoas. O Portal 7Segundos recebeu algumas denúncias de que a água que chega através da rede de abastecimento mantida pela Águas do Sertão, empresa responsável por levar a água produzida pela Casal na região, apresenta uma coloração amarronzada e um forte odor.

"É comum a água quando chega os moradores não olharem a qualidade e a cor, já que a água vai direto para a caixa d'água ou para a cisterna (...) Aqui em São José da Tapera, a água que chega é essa: escura, com um mau cheiro insuportável, o que torna impossível de beber, usar para fazer comida ou para tomar banho", informou um morador da cidade sertaneja em vídeo encaminhado ao portal.

Em contato com a Águas do Sertão, nossa equipe foi informada de que a captação e tratamento da água é feita pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Em nota, a concessionária informou que a coloração e a turbidez da água que abastece a região foi provocada pelas intensas chuvas que caíram nos últimos dias, mas que o problema já está sendo resolvido. Confira a resposta da empresa:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) esclarece que as intensas chuvas ocorridas no sábado (27) e domingo (28) afetaram a coloração e turbidez da água bruta do manancial que abastece Olho d’Água das Flores e adjacências.

Em decorrência das precipitações, uma quantidade significativa de sedimentos e matéria orgânica foi arrastada para o Rio São Francisco, resultando em um aumento considerável na turbidez da água bruta, dificultando o processo de tratamento.

Diante desse cenário, a Companhia intensificou o monitoramento e implementou medidas emergenciais para aprimorar as condições da água bruta, que é recebida pela estação de captação, localizada no município de Pão de Açúcar.

A Casal mantém seu compromisso de assegurar os padrões de potabilidade da água e, em virtude disso, em determinados momentos, pode haver uma redução na vazão de captação.

Ressaltamos que a situação ocasionada pelas chuvas é temporária, é possível que, até o final do dia, desta segunda-feira (29), a situação do manancial esteja em conformidade com o padrão habitual.

Em caso de questionamentos, a Companhia está disponível para atender os clientes por meio do telefone 0800-082-0195; a ligação é gratuita. Para receber assistência, é necessário ter o número de matrícula em mãos.