Saúde Digital: Arapiraca já investiu mais de R$ 2 milhões em inovações tecnológicas na atenção primária
Município conta com 100% de unidades básicas utilizando prontuário eletrônico e rede inovadora de gestão farmacêutica

A transformação tecnológica na Atenção Primária é um assunto de grande importância para a Prefeitura de Arapiraca. Por meio da Secretaria de Saúde, foram investidos mais de R$ 2 milhões na área durante o ano de 2023 e realizados mais de 2 mil atendimentos de manutenção e aprimoramento, além da implantação de grandes marcos.
Quando se trata de suporte tecnológico, o e-SUS foi um destes grandes marcos. A implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das UBS do município, feito atingido no ano de 2023, representa um grande avanço na modernização do serviço oferecido, permitindo mais agilidade e eficiência no atendimento.
O número de produções utilizando o PEC passou de 25 mil, em 2022, para mais de 40 mil em 2023. O aumento foi possível também graças à distribuição de aparelhos exclusivos para o gerenciando do prontuário, que são utilizados por todos os profissionais ativos nas unidades.
Outro avanço notável foi a implantação do Hórus, um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, que permite, de forma on-line, o controle de estoque e a distribuição dos medicamentos disponíveis no SUS. Assim como o PEC, ele está disponível nas farmácias de todas as 39 UBS do município.
Dentre computadores, tablets, notebooks, impressoras e outros, foram adquiridos mais de 1,8 mil itens de informática. A maioria desses investimentos partiu de recurso próprio da Prefeitura, mostrando que a Gestão Municipal entende a importância do suporte tecnológico para o desenvolvimento de áreas como a saúde.
Tecnologia, informação e comunicação
A Atenção Primária agora também conta com o programa Telessaúde, do Governo Federal, implantado em 100% das unidades. O objetivo é fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento por meio de ferramentas e tecnologias da informação e da comunicação. Neste sentido, o município também recebeu novas salas de treinamento e suporte ao PEC e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Em parceria com o Grupo de Tecnologia de Informação (GTINFO), foram criadas ferramentas de monitoramento do serviço executado, bem como de gerenciamento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
O trabalho não para
Para 2024, os projetos da Secretaria de Saúde, no que diz respeito aos avanços tecnológicos implantados na Atenção Primária, incluem a execução de um portal digital que incluirá informações sobre os serviços oferecidos, além de marcação de exames via Whatsapp ou o aplicativo Meu SUS Digital.
Também serão implantados uma Sala de Situação em parceria com a Vigilância Sanitária, criação de um sistema de gestão de leitos, o sistema de prontuário nas Unidades Especializadas e outros avanços.
Últimas notícias

Caminhão colide na traseira de carreta e carga é saqueada em Novo Lino

Jovem é assassinado dentro de casa no município de Passo de Camaragibe

Cerca de mil quilos de queijo são apreendidos em laticínio clandestino no Sertão de AL

PF desarticula esquema de envio de drogas de SP para Arapiraca pelos Correios

Prefeito dá posse a novos diretores escolares e reforça compromisso com a excelência da educação em Coruripe

Mulher tem seios queimados com óleo quente pelo marido no Sertão de Alagoas; suspeito fugiu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
