Infraestrutura

Ponte Divaldo Suruagy inicia nova fase de processo de revitalização

Obra faz parte do programa de manutenção de pontes das rodovias estaduais, iniciativa única no Brasil

Por 7Segundos com Assessoria 08/02/2024 20h08
Ponte Divaldo Suruagy inicia nova fase de processo de revitalização
Uma das estruturas mais importantes do Estado, a Ponte Divaldo Suruagy, na saída de Maceió em direção ao Litoral Sul, passa por manutenção - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

A ponte Divaldo Suruagy, que faz a ligação de Maceió com o Litoral Sul do estado vem passando por um processo de revitalização – e que chega agora à parte superior para quem sai da capital. A obra não vai interferir no tráfego, uma vez que serão colocados tapumes apenas no canto esquerdo, conservando as duas faixas utilizadas pelos veículos. O trecho antes da ponte receberá nova sinalização para orientar os condutores. Esses equipamentos serão colocados entre os dias 15 e 19 de fevereiro.

Segundo o diretor de Operações, Implantação, Restauração e Conservação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Iran Menezes, a revitalização na Ponte Divaldo Suruagy visa preservar a vida útil das estruturas e garantir a segurança da população que transita pelo local. Por ser uma ponte de 306 metros de extensão, de grande fluxo de veículos e com mais de 40 anos de existência, ela passa por um trabalho intensivo de revitalização, que deve durar até o segundo semestre.

As obras de manutenção começaram pela parte de baixo da estrutura, mas será necessário dar continuidade à manutenção usando uma parte da faixa de borda da plataforma da ponte para a instalação de equipamentos de jateamento de concreto e bombas d’água pneumáticas, além de oferecer maior segurança para os trabalhadores.

Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Protagonismo

Alagoas é o único estado do Brasil que tem um programa próprio de manutenção de pontes nas rodovias estaduais. Implantada pelo governador Paulo Dantas, a iniciativa é gerenciada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e já viabilizou a revitalização de nove pontes de responsabilidade do governo estadual.

Além da Divaldo Suruagy, já foram contempladas com obras de restauração estrutural duas pontes em Porto Calvo, quatro em Maragogi e duas em Japaratinga. Iran Menezes destaca que todas as 261 pontes existentes em Alagoas passam por inspeções periódicas, quando são avaliadas as necessidades de manutenção.