Saúde

Divulgada lista de classificação para candidatos à residência médica no HGE e HEA

Processo Seletivo foi organizado pela Comissão Estadual e 12 vagas são destinadas às unidades do Governo de Alagoas

Por 7segundos/Assessoria 20/02/2024 15h03
Divulgada lista de classificação para candidatos à residência médica no HGE e HEA
Aulas iniciarão em março - Foto: Ascom

O resultado do Processo Seletivo Unificado para Residência Médica nos Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi divulgado pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem/AL). A lista com a classificação dos candidatos, bem como, detalhes do desempenho de cada um deles, está disponível no site Strix Educação (https://strixeducacao.com.br/evento/cerem-al-processo-seletivo-unificado-de-residencia-medica-alagoas-2024-2/).

O HGE oferta três vagas para Medicina de Emergência e mais três para Medicina Física e Reabilitação. O HEA também disponibiliza três vagas para Medicina de Emergência e mais três para Pediatria. Para mais informações, basta contatar a Cerem/AL, que já iniciou o processo de matrículas.

“Os selecionados para essa primeira convocação deverão comparecer ao miniauditório da Uncisal [Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas] nesta segunda-feira (19), até às 17h, e na terça-feira (20), das 9h às 16h. Haverá um intervalo para almoço entre 12h e 14h no segundo dia. As vagas que não forem preenchidas serão destinadas para os próximos selecionados, conforme a ordem de classificação”, reforçou o médico Fernando Fidelis, presidente da Cerem/AL.

Para a matrícula, o candidato deve apresentar o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado de origem e, em até 15 dias, apresentar-se à Comissão de Residência Médica (Coreme) do hospital onde está matriculado, com o registro no CRM. Não poderá ser matriculado o candidato que ainda não tenha colado grau até a data da matrícula, como previsto no edital, ainda que apresente a declaração de conclusão do curso.

“O candidato impossibilitado de comparecer presencialmente para realizar a matrícula pode ser representado por procurador oficialmente constituído, dentro do prazo de matrícula, por meio de procuração particular com firma reconhecida em cartório, desde que atenda a todos os requisitos determinados no edital. O procurador deve estar de posse do seu documento de identificação e da fotocópia do documento de identificação do candidato, além dos demais documentos exigidos para a matrícula”, acrescentou o presidente do Cerem/AL.

No ato da matrícula, é obrigatório apresentar a ficha de cadastro de matrícula devidamente preenchida, diploma de graduação, documento de Registro Geral de Identificação (Carteira de Identidade), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento que comprove a inscrição no Conselho Regional de Medicina. Também é exigido levar o documento de Reservista ou de dispensa do Serviço Militar para os homens, comprovantes de residência, de quitação com as obrigações eleitorais e de pré-requisito se for aplicável.

“Em caso de candidato estrangeiro, será exigida também a apresentação do visto de permanência no Brasil que autoriza o candidato a exercer as atividades do Programa de Residência Médica, bem como diploma do curso de graduação em Medicina, devidamente revalidado e registrado pelo Ministério da Educação”, pontuou Fernando Fidelis.

Início das Aulas


O início das aulas está previsto para março, após a realização da aula inaugural no hospital selecionado. O Hospital Veredas e o Hospital Universitário, ambos em Maceió, além da Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, também participam do processo seletivo. Mais esclarecimentos sobre os Programas de Residência Médica, bem como a realização da matrícula podem ser obtidos pelo e-mail: [email protected].