Programa Bate Coração realiza a primeira transferência de paciente em Penedo
Paciente com sintomas de infarto foi transferida no Samu Aeromédico para Hospital do Coração
O Programa Bate Coração foi implantado na UPA de Penedo no dia 1° de março para atender pacientes que chegam com sintomas de infarto, proporcionando maior agilidade de atendimento e encaminhamento para a cirurgia.
A iniciativa da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), visa reduzir o índice de mortalidade, atendendo conforme o protocolo que prevê atendimento e encaminhamento do paciente com sintomas de infarto para o hospital de referências da forma mais mais rápido possível.
Na sexta-feira, 15, o Programa Bate Coração realizou a primeira transferência de paciente para o Hospital do Coração, em Maceió, mostrando que a agilidade na identificação do quadro clínico é determinante para garantir a vida do paciente.
“Esse programa foi implementado há pouco tempo aqui, mas já se mostra ser bem eficiente. Tivemos uma paciente que estava enfartando, chegou aqui na UPA às 12h30 e uma hora e meia depois já estava indo de helicóptero para o Hospital do Coração, em Maceió. Com essa agilidade, a paciente conseguiu ser operada e passa bem”, disse o médico responsável pelo programa, Dr. Pedro Victor Alves Castro.
A transferência foi feita pelo Serviço Aeromédico do SAMU, que é uma unidade avançada de saúde composta por médicos e enfermeiros. O paciente para ser transferido tem que está estabilizado pela equipe da UPA para que não apresente problemas durante o voo até o Hospital do Coração.
“O paciente tem toda a assistência na UPA e só sai com um quadro estável. O atendimento tem que ser muito ágil e nossa equipe está capacitada para atender rapidamente pacientes que chegam aqui com dor torácica. Essa paciente chegou e nem foi para a triagem, foi direto fazer o eletrocardiograma. É muito importante reconhecer esses sintomas, se não reconhecer que está enfartando, não terá tratamento”, esclarece Dr. Pedro Castro.
Na UPA de Penedo, a primeira paciente que se enquadrava nos critérios do programa foi atendida com excelência e rapidez pela equipe multidisciplinar que acionou o protocolo. Ela foi estabilizada e, em parceria com o SAMU (USA PENEDO), transferida até o helicóptero do SAMU para ser levada ao Hospital do Coração, dentro do tempo necessário para a realização da assistência adequada”, acrescenta a Diretora da Rede de Urgência e Emergência da SEMS Penedo, Camylla Ataide Rezende.
Últimas notícias
Fabio Porchat ironiza briga entre Zezé Di Camargo e SBT
Filho de Faustão, João Silva cita o pai em trend e viraliza
Mulher flagrada com CEO em show do Coldplay revela reação dos filhos
Virginia viraliza ao dublar áudio de Lorena Maria sobre MC Daniel
JHC aparece entre os cinco prefeitos mais bem avaliados do Brasil; veja o ranking
'A Nova MPB Alagoana': livro investiga trajetórias de artistas alagoanos no cenário atual
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
