Comitiva do Ministério da Saúde visita obra do Hospital Metropolitano do Agreste
Unidade em construção terá parte dos recursos vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstas para Alagoas
O canteiro de obras do Hospital Metropolitano do Agreste, que está sendo construído em Arapiraca, recebeu nesta quarta-feira (27) a visita de técnicos do Ministério da Saúde (MS). A unidade será gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e deve ampliar o atendimento de Média e Alta Complexidade na região, com urgência e emergência pediátrica e de adultos.
A Sesau já enviou o projeto do Hospital Metropolitano do Agreste e toda a documentação necessária para o MS, que aprovou a liberação de recursos para a construção da unidade hospitalar. A construção fará parte do conjunto de obras previstas para Alagoas que serão financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A previsão é que as verbas vindas do MS sejam liberadas dentro de três a quatro meses.
O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, acompanhou a visita da comitiva do MS e destacou a importância da articulação da pasta estadual em Brasília para a chegada de mais recursos para a Saúde de Alagoas. “Fomos o primeiro Estado a submeter toda a documentação necessária para o Governo Federal, com o objetivo de que a proposta fosse aprovada da forma mais célere possível. O governador Paulo Dantas reforçou que a entrega dessa obra é prioridade e estamos atuando nessa direção”, disse.
A unidade hospitalar que será construída em Arapiraca vai ofertar 240 leitos e oferecer diversas especialidades médicas, além de realizar cirurgias de Alta Complexidade. O terreno onde ficará o hospital tem uma área 118 mil metros², sendo uma área construída de 33 mil metros². A terraplenagem e a execução do canteiro de obras já foram finalizadas.
Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a parceria com o MS para o benefício dos alagoanos. “A cooperação do presidente Lula e da ministra Nísia Trindade tem sido fundamental para que Alagoas receba cada vez mais investimentos federais na área da Saúde. O pedido do governador Paulo Dantas é que nós continuemos avançando para aprimorar os serviços ofertados e o Hospital Metropolitano do Agreste vai ser protagonista de um novo momento na saúde de toda essa região, beneficiando principalmente a população que mais precisa”, destacou o titular da pasta.
Além do Hospital Metropolitano do Agreste, uma maternidade de porte 1 em Atalaia e outra de porte 2 em Arapiraca também já tiveram seus projetos aprovados para receber recursos do novo PAC. A construção de uma Policlínica em Arapiraca também vai ter investimentos do programa federal e a unidade deve funcionar ao lado do Hospital Metropolitano do Agreste, ampliando ainda mais o atendimento para a população.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
