Oxetech de Pão de Açúcar lança primeiros cursos agora em abril
Inaugurado na última segunda-feira, programa já capacitou mais de 1500 alunos

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) , inaugurou, nesta segunda-feira (1°), o nono laboratório do Programa Oxetech, dessa vez, na cidade de Pão de Açúcar, sertão de Alagoas. O laboratório é composto por 16 computadores com acesso à internet e todo mobiliário necessário para atender à população com cursos profissionalizantes gratuitos na área de tecnologia e inovação, que deverão iniciar ainda neste mês de abril.
Com este Lab, o programa de qualificação e capacitação profissional, que já formou cerca de 1.500 alunos, chega a oito municípios. Além de Pão de Açúcar, os laboratórios estão instalados ainda nas cidades de São Miguel dos Campos, Penedo, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Traipu e Maceió.
O laboratório é fruto de uma parceria entre Governo do Estado e a prefeitura local, com investimentos de R$ 200 mil por unidade. O objetivo é, por intermédio de aulas teórico-práticas com monitores e equipamentos, ofertar cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e inovação e promover a conexão entre esses estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado de trabalho alagoano.
Para o secretário de Estado da Tecnologia, Silvio Bulhões, essa inauguração representa mais um passo para o fortalecimento da democratização da tecnologia e a interiorização do aprendizado como vetor de desenvolvimento e transformação socioeconômica num dos mercados que mais crescem atualmente.
“Nós estamos seguindo esse movimento de fortalecer e descentralizar a ciência, a tecnologia e a inovação, com o objetivo de formar profissionais do mercado da tecnologia, programadores e desenvolvedores. Esse laboratório vai permitir que os jovens de Pão de Açúcar se tornem mão de obra qualificada para atender ao mercado da tecnologia, para as empresas locais, sobretudo para o mercado alagoano, mas também o suficiente para atuarem em qualquer empresa de tecnologia do Brasil, muitas vezes sem nem sair de sua cidade, dinamizando a economia. O Oxetech, hoje, é a principal vertente de acesso ao mercado de trabalho da tecnologia e também a principal plataforma em confiança das empresas alagoanas, por meio de outro programa da Secti: o OxeTech Work”, reforçou Silvio.
O governador Paulo Dantas também participou da inauguração, celebrando a parceria entre o Governo e a prefeitura de Pão de Açúcar nessa nova etapa do Programa, bem como as oportunidades que serão disponibilizadas com a qualificação de novos profissionais.
“Com esse novo laboratório nós estaremos em posição de capacitar ainda mais pessoas para esse setor que é fundamental para o futuro da economia de Alagoas, dando a chance para que os jovens desenvolvam suas habilidades e consigam salários bem maiores do que nas outras funções. E tudo isso só é possível graças a essa rede de colaboração que montamos, pois ninguém consegue construir nada sozinho”, enfatizou o Governador.
Já o prefeito da cidade, Jorge Dantas, agradeceu a parceria e destacou que a iniciativa é o ponto chave para ampliar as oportunidades para os jovens do município. “Pão de Açúcar segue caminhando para o desenvolvimento e agora, graças a essa parceria com o Governo, contribuiremos para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação na nossa cidade, com cursos e geração de mão de obra no município”, afirmou.
Os jovens que tiverem interesse nos cursos disponíveis no laboratório devem ir até a Prefeitura da cidade, na Avenida Braulio Cavalcante, 607, Centro.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa

Corrida de rua movimenta Dia do Trabalhador em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
