Sertão

Oxetech de Pão de Açúcar lança primeiros cursos agora em abril

Inaugurado na última segunda-feira, programa já capacitou mais de 1500 alunos

Por 7segundos 02/04/2024 16h04
Oxetech de Pão de Açúcar lança primeiros cursos agora em abril
Inauguração representa mais um passo para o fortalecimento da democratização da tecnologia em Alagoas - Foto: Ascom

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) , inaugurou, nesta segunda-feira (1°), o nono laboratório do Programa Oxetech, dessa vez, na cidade de Pão de Açúcar, sertão de Alagoas. O laboratório é composto por 16 computadores com acesso à internet e todo mobiliário necessário para atender à população com cursos profissionalizantes gratuitos na área de tecnologia e inovação, que deverão iniciar ainda neste mês de abril.

Com este Lab, o programa de qualificação e capacitação profissional, que já formou cerca de 1.500 alunos, chega a oito municípios. Além de Pão de Açúcar, os laboratórios estão instalados ainda nas cidades de São Miguel dos Campos, Penedo, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Traipu e Maceió.

O laboratório é fruto de uma parceria entre Governo do Estado e a prefeitura local, com investimentos de R$ 200 mil por unidade. O objetivo é, por intermédio de aulas teórico-práticas com monitores e equipamentos, ofertar cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e inovação e promover a conexão entre esses estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado de trabalho alagoano.

Para o secretário de Estado da Tecnologia, Silvio Bulhões, essa inauguração representa mais um passo para o fortalecimento da democratização da tecnologia e a interiorização do aprendizado como vetor de desenvolvimento e transformação socioeconômica num dos mercados que mais crescem atualmente.

“Nós estamos seguindo esse movimento de fortalecer e descentralizar a ciência, a tecnologia e a inovação, com o objetivo de formar profissionais do mercado da tecnologia, programadores e desenvolvedores. Esse laboratório vai permitir que os jovens de Pão de Açúcar se tornem mão de obra qualificada para atender ao mercado da tecnologia, para as empresas locais, sobretudo para o mercado alagoano, mas também o suficiente para atuarem em qualquer empresa de tecnologia do Brasil, muitas vezes sem nem sair de sua cidade, dinamizando a economia. O Oxetech, hoje, é a principal vertente de acesso ao mercado de trabalho da tecnologia e também a principal plataforma em confiança das empresas alagoanas, por meio de outro programa da Secti: o OxeTech Work”, reforçou Silvio.

O governador Paulo Dantas também participou da inauguração, celebrando a parceria entre o Governo e a prefeitura de Pão de Açúcar nessa nova etapa do Programa, bem como as oportunidades que serão disponibilizadas com a qualificação de novos profissionais.

“Com esse novo laboratório nós estaremos em posição de capacitar ainda mais pessoas para esse setor que é fundamental para o futuro da economia de Alagoas, dando a chance para que os jovens desenvolvam suas habilidades e consigam salários bem maiores do que nas outras funções. E tudo isso só é possível graças a essa rede de colaboração que montamos, pois ninguém consegue construir nada sozinho”, enfatizou o Governador.

Já o prefeito da cidade, Jorge Dantas, agradeceu a parceria e destacou que a iniciativa é o ponto chave para ampliar as oportunidades para os jovens do município. “Pão de Açúcar segue caminhando para o desenvolvimento e agora, graças a essa parceria com o Governo, contribuiremos para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação na nossa cidade, com cursos e geração de mão de obra no município”, afirmou.

Os jovens que tiverem interesse nos cursos disponíveis no laboratório devem ir até a Prefeitura da cidade, na Avenida Braulio Cavalcante, 607, Centro.