Emprego

Batalha recebe décimo laboratório do programa de qualificação profissional OxeTech

Por 7Segundos com assessoria 09/04/2024 17h05
Batalha recebe décimo laboratório do programa de qualificação profissional OxeTech
Inauguração do Lab OxeTech aconteceu durante solenidade de entrega de ponte e anúncio de obras - Foto: Agencia Alagoas

O governador Paulo Dantas inaugurou em Batalha o 10º laboratório do Programa de qualificação profissional OxeTech. Com a entrega desse laboratório, o programa já atinge nove municípios, tendo formado, até hoje, mais de 1.500 estudantes alagoanos.

O prefeito Wagney Dantas ressaltou a importância do Lab Oxe Tech para integrar os jovens, se qualificarem melhor e serem inseridos no mercado de trabalho. "Quero mais uma vez agradecer essa parceria, e a gente vai seguir junto sempre de mãos dadas avançando para Batalha e Alagoas", finalizou o prefeito.

Com o laboratório de Batalha, o Programa já beneficia os municípios de São Miguel dos Campos, Penedo, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Traipu, Pão de Açúcar e Maceió. O investimento do Governo do Estado já atingiu a marca de R$ 2 milhões. Em parceria com as prefeituras locais, os espaços permitem aulas presenciais, com oferta de cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e inovação, com equipamentos, monitores, bolsistas e supervisores qualificados.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões, disse que a inauguração do 10° laboratório do Programa Oxe Tech reforça o compromisso do governador Paulo Dantas de interiorizar as ações de ciência e tecnologia. "Pra se ter uma ideia, o laboratório do Programa Oxe Tech em Batalha é o oitavo no interior. Então, 80% dos laboratórios do Oxe Tech funcionam em municípios do interior, democratizando o acesso, não só aos conteúdos voltados à capacitação, à qualificação técnica, mas também ao empreendedorismo inovador", ressaltou o secretário.

Bulhões afirmou, ainda, que toda política pública de ciência e tecnologia tem como bandeira principal a interiorização e a democratização do acesso a esses serviços, e mais dois laboratórios estão programados para serem inaugurados no interior. "Finalizaremos nesse primeiro semestre 12 laboratórios, e vale ressaltar que 100% desses recursos são recursos do Tesouro Estadual", anunciou.

Para o secretário, os laboratórios Oxe Tech abrem portas para o mundo e dá novas oportunidades de trabalho aos jovens. "A população, por exemplo, aqui no município de Batalha, acessa esses conteúdos do programa do Oxe Tech voltados à tecnologia e à inovação. Ele abre as portas para o mercado de trabalho da tecnologia. Mostra aos jovens aqui de Batalha que muitas vezes não tinha essa ideia de que é possível aprender uma profissão voltada à tecnologia e acessar a trabalhar em empresas de tecnologia", disse.