Baixo São Francisco

Festa Literária de Penedo 2024: Artesãos penedenses expõem e lucram no evento

Ter o artesanato no FliPenedo valoriza a arte, estimula o turismo e a economia, além de viabilizar o contato direto com o público

Por 7Segundos com Assessoria 15/04/2024 09h09 - Atualizado em 15/04/2024 10h10
Festa Literária de Penedo 2024: Artesãos penedenses expõem e lucram no evento
Festa Literária de Penedo 2024: Artesãos penedenses expõem e lucram no evento - Foto: Cortesia

Além de literatura, música, cinema e teatro, a 3ª edição da Festa Literária de Penedo também incluiu artesanato em suas atrações. Onze artesãos penedenses expuseram e comercializaram seus trabalhos durante o evento realizado entre os dias 09 e 12 de abril.

Trazer o artesanato para um evento do porte da FliPenedo valoriza a arte desses fazedores de cultura, estimulando o turismo e a economia, viabilizando ainda o contato direto com o público do maior festival literário da região do Baixo São Francisco, em Alagoas e Sergipe.

“A FliPenedo foi um sucesso, a começar pelo visual. A identidade visual foi muito importante para tudo o que ocorreu, o espaço que nós utilizamos estava bonito e muito bom, deu para organizarmos de forma perfeita os nossos produtos”, informa Sérgio Nascimento, presidente de honra da Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (ARTPEN).

Artesãos durante o FliPenedo 2024. Foto: Cortesia

O representante da entidade que organiza a FEICUSAL também destaca a receptividade das pessoas que visitaram o estande da ARTPEN. “Público bacana, que entendeu a proposta da FliPenedo, que entendeu a proposta do artesanato estar ali, no meio da literatura, fazendo parte da cultura literária, isso foi muito gratificante”, acrescenta Sérgio, informando que as vendas foram significativas.

“Muitos turistas passaram por ali, além dos próprios penedenses, e elogiaram e compraram nossos produtos, elogiando o evento como um todo, a programação inteira”, informou o idealizador da ARTPEN, parabenizando a organização da FliPenedo por concentrar os estandes e a programação cultural no Lago São Gonçalo..

Com formato e visual atraentes, o público da festa literária criada na gestão Penedo, Crescendo Com Seu Povo teve a oportunidade de conhecer e ver de perto os diferentes tipos de artesanato, a exemplo do macramê, crochê, bordado, biojoias, esculturas em madeira e em barro, pirografia e muito mais.

Artesãos durante o FliPenedo 2024. Foto: Cortesia

A FliPenedo é uma realização da Prefeitura de Penedo, através das secretarias municipais de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) e conta com o apoio da Universidade Federal Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Faculdade Raimundo Marinho (FRM), Amaru Sustentabilidade, Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciência (APLACC) e Laboratório Escola de Arte e Cinema.