Caravana da Liberdade leva informação e serviços gratuitos para comunidade quilombola de Penedo
Na sexta-feira, 12, a maior área de convívio social do Oiteiro foi palco de um mutirão de serviços gratuitos que envolveram o TRE, o TRT e a Defensoria Pública
Com apoio da Prefeitura de Penedo, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) trouxe para a comunidade remanescente quilombola Oiteiro, localizada na zona urbana do município, o Projeto Caravana em Defesa da Liberdade Religiosa, ação de conscientização que também alerta para o combate ao racismo.
A Caravana da Liberdade começou seus trabalhos na noite de quinta-feira, 11, na Praça Monsenhor Odilon Lobo. Na estrutura viabilizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), comunidade e representantes do Poder Judiciário trocaram experiências sobre o respeito ao credo religioso, um direito constitucional.
Na sexta-feira, 12, a maior área de convívio social do Oiteiro foi palco de um mutirão de serviços gratuitos que envolveram o TRE, o TRT e a Defensoria Pública, trabalho finalizado com a expedição de 130 carteiras de identidade (RG), 90 títulos de eleitor, 90 atendimentos da Defensoria Pública Estadual e ainda a realização de três audiências trabalhistas.
De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Alagoas, Valdeci Soares foi uma das beneficiadas pela Caravana da Liberdade. “Vim tirar meu registro, meu título e o RG dos meus dois filhos. Já vinha tentando marcar pelo ‘Já’, mas não conseguia vaga. Hoje está sendo uma oportunidade maravilhosa de tirar toda a documentação pertinho de casa”.
O adolescente Felipe Gabriel Santos, de 16 anos, também aproveitou a oportunidade para poder votar nas próximas eleições municipais. “Vim tirar o título de eleitor, estava ansioso para poder votar e fazer isso aqui, perto de casa, facilita demais” disse para a reportagem do TJ/AL.
Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social levou a equipe do Cadastro Único até o Oiteiro, realizando 21 de atendimentos relacionados ao Programa Bolsa Família, atividades na Tenda Pipe (Primeira Infância de Penedo) e apoio na emissão gratuita de documentos, com serviços de fotocópia e fotografia.
Últimas notícias
Daniel Barbosa é reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos
Lula é o mais votado para presidente em Arapiraca no primeiro turno
Veja quem são os 27 deputados estaduais eleitos por Alagoas em 2026
Apoiadores de JHC se reúnem em comitê para comemorar vitória em Maceió
Erika Hilton se torna a mulher mais votada na história da Câmara
Raquel Lyra é reeleita governadora em Pernambuco no primeiro turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
