Em menos de 24h, choveu metade do volume aguardado para todo mês de maio em Penedo
Acumulado de chuvas contínuas foi medido na estação meteorológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)
Por volta das 16h dessa segunda-feira (06) até às 7h desta terça-feira (07), Penedo recebeu 188,2 milímetros de chuvas, volume que representa praticamente metade do total de chuvas previstas para todo o mês de maio.
O acumulado em quinze horas de chuvas contínuas em Penedo foi medido na estação meteorológica instalada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), onde atuava o professor Lucas Suassuna, atualmente lecionando na unidade Coruripe do Ifal.
Durante contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Penedo, o especialista em temas como climatologia geográfica, climatologia regional, classificações climáticas, clima urbano e geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais informou que esse é o segundo maior volume de chuva registrado em menos de 24 horas em Penedo.
“O maior volume foi em 25 de maio de 2022, quando choveu 244,5 mm, o maior volume para o período de 24h desde que se iniciaram as medições, em 1935”, informa Lucas Suassuna.

Ainda segundo o mestre e doutor em Geografia pela UFPE, “as chuvas estão relacionadas a um sistema conhecido como Ondas de Leste. Áreas de baixa pressão chamadas de ‘cavados’ favorecem a formação de chuva quando os ventos alísios trazem umidade do oceano. Além disso, a temperatura do Oceano Atlântico está acima da média, fornecendo mais energia para o sistema atmosférico que causa chuvas”.
As chuvas continuam nesta terça-feira (07), com equipes da Prefeitura de Penedo trabalhando nas ruas desde a madrugada, sinalizando vias interditadas e orientando moradores, com serviço de remoção de pessoas e móveis para a Escola Municipal Irmã Jolenta.
De forma preventiva, as aulas em toda rede municipal de ensino estão suspensas. Todas as pastas da Prefeitura de Penedo estão mobilizadas para atender as demandas da população.
Últimas notícias
Operação prende 11 suspeitos de integrar facção Comando Vermelho em Maceió e região
Prefeitura de Japaratinga anuncia cursos gratuitos de gastronomia na carreta-escola
Dupla mascarada rende funcionários e rouba caixa de mercado no interior de AL
Casal suspeito de assaltar farmácia é preso com moto roubada em Arapiraca
PM apreende arma falsa e mais de 400 pinos de cocaína descartados por suspeitos em Arapiraca
Padrasto agride enteado após chegar bêbado em casa; criança sofreu ferimento no olho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
