Em menos de 24h, choveu metade do volume aguardado para todo mês de maio em Penedo
Acumulado de chuvas contínuas foi medido na estação meteorológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)
Por volta das 16h dessa segunda-feira (06) até às 7h desta terça-feira (07), Penedo recebeu 188,2 milímetros de chuvas, volume que representa praticamente metade do total de chuvas previstas para todo o mês de maio.
O acumulado em quinze horas de chuvas contínuas em Penedo foi medido na estação meteorológica instalada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), onde atuava o professor Lucas Suassuna, atualmente lecionando na unidade Coruripe do Ifal.
Durante contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Penedo, o especialista em temas como climatologia geográfica, climatologia regional, classificações climáticas, clima urbano e geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais informou que esse é o segundo maior volume de chuva registrado em menos de 24 horas em Penedo.
“O maior volume foi em 25 de maio de 2022, quando choveu 244,5 mm, o maior volume para o período de 24h desde que se iniciaram as medições, em 1935”, informa Lucas Suassuna.

Ainda segundo o mestre e doutor em Geografia pela UFPE, “as chuvas estão relacionadas a um sistema conhecido como Ondas de Leste. Áreas de baixa pressão chamadas de ‘cavados’ favorecem a formação de chuva quando os ventos alísios trazem umidade do oceano. Além disso, a temperatura do Oceano Atlântico está acima da média, fornecendo mais energia para o sistema atmosférico que causa chuvas”.
As chuvas continuam nesta terça-feira (07), com equipes da Prefeitura de Penedo trabalhando nas ruas desde a madrugada, sinalizando vias interditadas e orientando moradores, com serviço de remoção de pessoas e móveis para a Escola Municipal Irmã Jolenta.
De forma preventiva, as aulas em toda rede municipal de ensino estão suspensas. Todas as pastas da Prefeitura de Penedo estão mobilizadas para atender as demandas da população.
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
