Semana 100% Mamãe e Bebê promove cuidados e conscientização para gestantes
Tema deste ano debate a transmissão vertical, que ocorre quando a mãe transmite alguma infecção ou doença para o bebê durante o parto
Garantir a sobrevivência e uma vida saudável para os bebês do município é uma missão tratada com prioridade pela Prefeitura de Arapiraca. Por isso, desde 2011, a Secretaria Municipal de Saúde realiza anualmente a Semana 100% Mamãe e Bebê, uma mobilização que tem como objetivo debater e conscientizar sobre temas pertinentes à Primeira Infância.

Neste ano, o tema é “Transmissão só de amor: Arapiraca na luta contra a transmissão vertical”. Este é um fenômeno que acontece quando a mãe transmite uma infecção ou doença sexualmente transmissível para o recém-nascido na hora do parto ou até mesmo na amamentação, por isso, todas as gestantes e parceiros ou parceiras sexuais devem ser testados para ISTs como HIV, sífilis e hepatites virais B e C durante o pré-natal e no momento do parto.
A programação, iniciada no dia 15 de maio, foi executada por uma parceria entre diversos setores da Saúde Municipal, como as coordenações da Saúde da Mulher, da Saúde da Criança e do Adolescente e da Rede Cegonha, além das Unidades Básicas de Saúde, Banco de Leite Humano e o Espaço Nascer e Crescer, unidade de referência no atendimento especializado a recém-nascidos e gestantes de alto risco.

Durante os dias de programação, profissionais da saúde, dentre servidores públicos e enfermeiros e enfermeiras de maternidades e de toda a 7ª Região de Saúde, participaram de um simpósio a fim de entender melhor o tema e aprimorar ainda mais o atendimento prestado às mães e bebês do município.
Para isso, estes profissionais tiveram o apoio das enfermeiras do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) com palestras sobre HIV, toxoplasmose e hepatites voltadas à qualificação dos profissionais no manejo clínico e fluxo de atendimento das patologias.
Dia de cuidados e conscientização
O Dia D da campanha aconteceu nesta quarta-feira (22), em todas as UBS do município, promovendo um dia de celebração e cuidado aos bebês que nascerão com todo o suporte e acompanhamento necessário por parte do sistema de saúde municipal.
A secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, destaca a importância da campanha na promoção do pré-natal, exame fundamental para o diagnóstico precoce de patologias. “A principal forma de transmissão de ISTs para crianças é a transmissão vertical, então o pré-natal é um período crucial para a prevenção dessas infecções. Na Atenção Primária, temos todo o equipamento e profissionais qualificados para garantir um futuro mais feliz e saudável para todos”, finaliza.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
