Mulheres agricultoras de Penedo são orientadas sobre programa de fomento às atividades produtivas rurais
Em parceria com Emater, município irá oferecer também assistência técnica
O trabalho na zona rural de Penedo desenvolvido por mulheres agricultoras ganha um incentivo importante do governo federal, tema de reunião realizada nesta segunda-feira, 27, na Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA).
Com orientação da Emater, as trabalhadoras foram informadas sobre o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fomes (MDS) que combina duas ações: o acompanhamento social e produtivo e a transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis às famílias para investimento em projeto produtivo..
O objetivo da articulação que envolve os municípios é apoiar a estruturação produtiva das famílias rurais mais pobres e o desenvolvimento de projetos rentáveis para que ampliem e diversifiquem a produção de alimentos e outras atividades geradoras de renda no campo, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional, a superação da situação de pobreza e do êxodo rural.
As famílias lideradas por mulheres agricultoras ou organizadas em associação/cooperativa poderão desenvolver atividades agrícolas (horticultura, fruticultura, apicultura, avicultura, caprinocultura, ovinocultura, piscicultura, carcinicultura, etc.) e em outros setores, a exemplo de artesanato, atuar em revenda, serviços de beleza e estética, produção de bolos, doces e salgados.
Em Penedo, iniciativas da administração municipal já são desenvolvidas, de forma eficaz, para manutenção das famílias no campo, incentivando a economia no meio rural, desde o preparo do solo sem custo para o agricultor que tem acesso a máquinas e implementos.
A assistência técnica em diversos setores, entre eles piscicultura e criação de suínos, é feita em parceria com a Emater.
Em relação à produção de alimentos que tem sua própria Feira da Agricultura Familiar, sem a presença de atravessadores, a atuação do governo Ronaldo Lopes ampliou o fornecimento de itens produzidos na zona rural de Penedo para a merenda da rede municipal de educação e também para a unidade local do Ifal, avanços alcançados porque os agricultores também são orientados para que se habilitem aos processos de compra feitos por meio de chamada pública.
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
